APETRO - Energia em evolução

Se não visualizar correctamente este email, clique aqui »

GPL Auto

Os dados mais recentes que mostram a evolução da venda de veículos e o consumo de GPL Auto (autogás), desde 2015 até 2020 (inclusive), mostram um crescimento relevante, acentuado na transição de 2016 para 2017. Como seria de esperar, o ano de 2020 foi de recuo em ambos os indicadores embora seja de salientar o facto de isso ter representado um retorno aos valores de 2018, o que em contexto pandémico, é sinal de resiliência e desempenho assinalável.

Estes factos são um excelente indicador para o mercado do GPL Auto e, como tal, a sua divulgação é um momento de satisfação e uma oportunidade de renovarmos a nossa confiança nesta alternativa combustível, para o segmento automóvel.

Nunca é demais relembrar aquilo que são duas das grandes vantagens do GPL Auto: o seu preço e a sua adequação a um modelo de transição energética que visa a melhoria da envolvente ambiental. Relembramos, a propósito, que face aos combustíveis fósseis convencionais, ele emite até 20% menos CO2 do que a gasolina e até 98% menos NOx do que o diesel (gasóleo) e na Europa representa o principal combustível alternativo, para veículos motorizados, ou seja, 15 milhões de unidades em circulação.

Outro fator a considerar diz respeito ao baixo custo associado à conversão híbrida ou mista, isto é, gasolina + GPL, pois os Kits têm acompanhado o desenvolvimento tecnológico dos motores térmicos a gasolina. A este facto também não é alheia a cada vez maior oferta de soluções de fábrica que apresentam já as duas utilizações alternativas, no mesmo modelo de veículo, o que poderá incentivar a aplicação de benefícios fiscais em linha com os adotados para os modelos híbridos.

Há outros aspetos que se vão revelando neste processo, consolidando a inovação tecnológica neste setor e que a prazo irão permitir encarar este segmento como totalmente renovável, por simples troca ou misturando como o BioGPL, o qual tem uma pegada de carbono que é 80% inferior à do GPL tradicional, pois este é um produto quimicamente idêntico, o que irá facilitar a continuidade da alternativa GPL.

Também a futura implementação das LEZs (Low Emission Zones – Zonas de Baixas Emissões (poluentes), nos meios urbanos, trará vantagens para quem utilize o GPL Auto, pois com ele os veículos quase não emitem PM, nomeadamente as denominadas “Black Carbon” (PM = 2.5 µm) e que resultam da combustão incompleta, e assim terão facilitado o acesso a esses locais.

Tendo também em consideração a excelente cobertura nacional existente e em funcionamento, proporcionada pelos mais de 300 Postos de Abastecimento que constituem a rede nacional, há assim condições para que acreditemos na boa recetividade que o GPL Auto irá continuar a merecer e nas boas expetativas quanto à sua capacidade de responder positivamente aos desafios do futuro.

José Alberto Oliveira, Diretor Técnico da Apetro

Relatório Concawe Review 30.1

FuelsEurope lança o Statistical Report 2021

Cientistas internacionais alertam a Comissão Europeia

Risco de não cumprimento dos objetivos de proteção do clima no setor dos transportes

Apetro participa no SocTalks “Lubrificantes até 2050”

“Fit for 55” – Descarbonização dos transportes: Contribuição da FuelsEurope para o debate

Organizações da cadeia de valor dos combustíveis líquidos formam Plataforma de Combustíveis Líquidos

Intervenção de António Comprido, Secretário Geral da Apetro, na Conferência Apetro

Debate da Conferência Apetro moderado por Rosália Amorim

Apetro e 222 entidades associam-se para reconhecer o papel dos combustíveis de baixo carbono

Intervenção das Associadas na Conferência Apetro

Intervenção de Filipa Rio, Diretora Geral da Liquid Gas Europe na Conferência Apetro

Intervenção de John Cooper, Diretor Geral da FuelsEurope e Concawe na Conferência da Apetro

Intervenção do Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática na Conferência da Apetro

Se desejar deixar de receber esta newsletter clique aqui»

Apetro - Energia em evolução

Av. Engº Duarte Pacheco | Amoreiras
Torre 2 , 6º piso , Sala 1 | 1070 - 102 LISBOA
T: 21 384 40 65
apetro@apetro.pt