A PRIO tem o prazer de anunciar que o programa de inovação aberta, Jump Start, está de volta e as candidaturas já estão oficialmente abertas! Com a sua 7ª edição, o programa regressa com o objetivo de impulsionar e desafiar startups a co-desenvolverem soluções de excelência com a PRIO.
Em 2023, a busca por startups nacionais e internacionais regressa em força, desta vez, com foco em soluções nas áreas de Energy for the Future, All about the Customer e Digital Scale-up.
Não perca a oportunidade de desenvolver com a PRIO produtos e serviços que podem transformar o mercado e o mundo!
As inscrições estão abertas até ao dia 23 de abril em www.priojumpstart.pt.
Na 7ª edição, de forma a promover um maior valor acrescentado e alinhamento dos projetos com a organização, 20 startups pré-selecionadas farão um pitch à Comissão Executiva da PRIO e a vários diretores de área, com vista a avançar para a fase seguinte. Após esta seleção, somente 7 finalistas seguem rumo ao bootcamp, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. No bootcamp, as startups trabalharão lado a lado com mentores especializados internos e externos à organização, de modo a desenvolver e aperfeiçoar as suas propostas de valor para a grande final, prevista para o dia 7 de julho.
No final, três equipas serão nomeadas vencedoras e receberão um valor mínimo de 10 mil euros para desenvolver um projeto piloto em ambiente real em parceria com a PRIO, fortalecendo as suas relações de negócio e desenvolvendo potenciais perspetivas de futuras parcerias com a empresa. Já a startup que terminar o programa em 4º lugar, receberá um ano de acesso ao NOW Beato.
O Jump Start é uma iniciativa da PRIO co-organizada pela imatch, com o apoio da Innoenergy, Portugal Ventures, InovaRia, Microsoft for Startups e, ainda, da Câmara Municipal de Ílhavo.
Entre os vencedores das edições anteriores que desenvolveram pilotos com a PRIO, o Jump Start conta com startups como a Automaise ou a Smart Monkey.
A Automaise é uma plataforma de low-code baseada na cloud, que permite a automatização de processos de gestão através de Inteligência Artificial (IA), necessitando de um baixo esforço de implementação. Após o desenvolvimento de um piloto bem-sucedido, a Automaise tornou-se fornecedora da PRIO, complementando outros recursos da empresa de forma a otimizar processos.
Já a Smart Monkey é uma startup espanhola que desenvolveu uma plataforma que tem como principal objetivo otimizar rotas – a Planner – utilizando algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. Os resultados da implementação desta plataforma na operação de distribuição da PRIO Gás Lisboa foram bastante positivos, o que levou a PRIO a manter a plataforma ativa nas suas operações logísticas depois de terminado o piloto com o objetivo de expandir a integração desta ferramenta noutras zonas do país.
É, portanto, evidente que o Jump Start surge como um programa de inovação aberta que se diferencia pelo estabelecimento de relações duradouras e benéficas com os seus participantes.
Cristina Correia, Diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da PRIO, destaca: “Apesar de já estarmos na nossa 7ª edição, o Jump Start continua a ser um programa que nos surpreende pelo verdadeiro potencial e valor acrescentado das soluções que encontramos. Vemo-lo como uma componente fundamental da identidade PRIO que refresca a nossa visão e nos ajuda, ano após ano, a desenvolver novas respostas a temas tão relevantes quanto a transição energética, sustentabilidade e transformação digital. Para nós, a aposta na Inovação constitui não só um fator inerente ao ADN e essência da PRIO, mas também um dever que temos enquanto parte ativa na transformação de Portugal num país com um futuro mais sustentável. Esta é a verdadeira missão que temos ao apoiar o desenvolvimento de soluções com elevado impacto na sociedade”.