Compromisso com o Futuro.
Os combustíveis líquidos de utilização rodoviária podem ser produzidos através de várias fontes: fósseis, matérias-primas residuais (como os biocombustíveis avançados) ou renováveis (como os e-fuels produzidos através de H2 verde e CO2).
Os combustíveis líquidos derivados do petróleo são os mais visíveis dos produtos resultantes do processo de destilação do crude, e dos mais utilizados por todos nós, diariamente. Atualmente, em Portugal, os combustíveis rodoviários são compostos por combustíveis fósseis e biocombustíveis, cuja incorporação é obrigatória por lei.
Publicações:
- Número de Postos de Combustíveis em Portugal Continental (Fev. 2023)
- A Importação Irregular de Combustíveis (Fev. 2022)
- Análise do mercado de combustíveis líquidos rodoviários (2018-2020), ERSE
Informações:
- Artigo de Opinião - Revisão da Regulamentação Europeia das normas de emissão de CO2 dos veículos ligeiros e pesados - e-outlook de outubro
- Porque é que precisamos de combustíveis de baixo carbono? - aprevista dezembro 2023
- Informações trimestrais sobre a evolução do consumo, das cotações e dos preços dos combustíveis rodoviários
- Os combustíveis líquidos e a descarbonização dos transportes - Folha de Opinião 61
- Importação de gasóleo de Espanha e não cumprimento das metas de incorporação de biocombustíveis - Folha de Opinião 59
- Entrada em vigor da Lei 6/2015 - Folha de Opinião 55
- Combustíveis “simples” e “low cost” não são sinónimos - Folha de Opinião 54
- Inf. 14 - Desempenho dos Combustíveis
- Inf. 2 - Aditivação dos Combustíveis