ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Desenvolvemos produtos para o seu dia a dia.

A refinação do petróleo bruto, é um processo que tira partido dos diferentes pesos, volatilidades e temperaturas de ebulição dos hidrocarbonetos para os separar, dando origem a produtos intermédios e finais, com múltiplas aplicações, e que são indispensáveis para o desenvolvimento e bem-estar da Humanidade.

A indústria de refinação da UE assegura igualmente um fornecimento fiável de matérias-primas para o sector petroquímico. O intercâmbio de matérias-primas e subprodutos entre refinarias e instalações petroquímicas tem o benefício acrescido de estimular a competitividade nos grandes clusters industriais.

Para fazer face à ambição europeia de atingir a neutralidade carbónica até 2050, e tirando partido da inovação, a nossa indústria está a substituir gradualmente as matérias-primas fósseis por matérias-primas renováveis e sustentáveis, reduzindo assim as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do fabrico e utilização dos seus produtos. Ao mesmo tempo, a nossa indústria pretende, de forma responsável, evitar perturbações no fornecimento de energia à economia e aos cidadãos da UE e contribuir para os seus objetivos climáticos.

Algumas refinarias convencionais na Europa já foram convertidas em bio refinarias, abandonando o petróleo como matéria-prima e substituindo-o por biomassa 100% sustentável, juntamente com novas fábricas de combustíveis renováveis. Como resultado, o CO2 fóssil foi completamente substituído por carbono renovável e reciclado. Outras refinarias estão a coprocessar uma mistura de matéria-prima fóssil e biomassa sustentável, reduzindo gradualmente a pegada de carbono dos seus produtos.

Publicações