ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

31/01/2023

BUONDI implementa programa 'Café Circular' em postos de abastecimento CEPSA

Esta iniciativa integra o programa de sustentabilidade ‘Crescer Sustentável’, da Nestlé Professional, e visa envolver clientes e consumidores na consciencialização para a reutilização, minimização do desperdício e regeneração da natureza.
CEPSA alia-se a esta ação para promover a redução do desperdício e da pegada ecológica, presente em 41 postos de abastecimento.
A Fundación Cepsa e BUONDI, em associação à QUERCUS, vão realizar uma ação de reflorestação no Pinhal de Leiria, no próximo dia 4 de fevereiro, onde irão recorrer à iniciativa Café Circular com a colocação de borras de café no solo.

A BUONDI, marca portuguesa de café do grupo Nestlé, juntamente com a CEPSA, implementou o programa Café Circular em 41 lojas, 26 cafetarias e 15 espaços com vending dos postos de abastecimento da energética.

De Norte a Sul do país, os visitantes dos postos de abastecimento CEPSA já podem recolher, gratuitamente, as borras que sobram dos cafés servidos nas cafetarias aderentes desta insígnia. Ao recolherem os pacotes de borras disponíveis nestas cafetarias, os clientes estarão a contribuir para a redução do desperdício, reforçando a importância da circularidade.

Pedro Sampaio, Sustainability Manager da NESTLE PROFESSIONAL refere que “esta iniciativa é parte integrante dos compromissos com a sustentabilidade apresentados pela NESTLÉ PROFESSIONAL Ibéria e que atravessam toda a cadeia de valor, desde a produção ao consumidor final. Estamos totalmente focados na melhoria das nossas operações pelo bem-estar das pessoas e do planeta, mas também em influenciar e envolver parceiros e consumidores neste desafio global”.

Cláudia Soares-Mendes, Portugal Marketing & Communication Manager da CEPSA, acrescenta que “no âmbito da nossa estratégia ‘Positive Motion’, que visa tornar a companhia numa referência na transição energética, também os postos de abastecimento da Cepsa estão a ser transformados em espaços digitalizados que oferecem uma variedade de serviços de ultra-conveniência e de restauração. Apostando na oferta da melhor experiência a cada cliente, em aliança com os melhores parceiros, na criação conjunta de novos negócios e serviços. O nosso objetivo é assim dar resposta às diferentes necessidades dos consumidores, conciliando a qualidade do serviço com um foco claro na sustentabilidade e na promoção da circularidade”.

Teresa Ferreira, Brand Manager de BUONDI, refere que “a sustentabilidade e a responsabilidade social fazem parte do ADN de BUONDI. A proteção dos recursos naturais sejam eles os oceanos e as praias - às quais a BUONDI tem uma ligação desde sempre - ou o cultivo sustentável, no qual a regeneração dos solos tem um papel determinante são obviamente uma prioridade para a BUONDI. Afinal a qualidade dos grãos de café BUONDI depende de uma natureza bem cuidada. Existem diversas formas de aplicar as borras de café, podendo ser diluídas em água ou colocadas diretamente no solo. Podem também ser adicionadas aos compostos orgânicos como corretivo agrícola”.

Joana Delicado, Responsável de Desenvolvimento e Suporte de Franquia da Cepsa, sublinha que “é para nós uma prioridade investir na diferenciação e na inovação dos serviços que oferecemos aos nossos clientes. A disponibilização de borras de café para aplicação no composto orgânico de plantas, em parceria com a BUONDI, é assim um bom exemplo de como, trabalhando em conjunto, é possível contribuir para a sustentabilidade ambiental e para a criação de novas soluções ambiental e socialmente sustentáveis e responsáveis”.

Café Circular é um programa diferenciador da Nestlé Professional, cujo principal objetivo passa por envolver clientes e consumidores na consciencialização para a reutilização, minimização do desperdício e regeneração da natureza. Neste caso através das borras provenientes dos cafés BUONDI. As borras de café podem contribuir para melhorar as características físicas, químicas ou biológicas do solo, com vista ao bom desenvolvimento das plantas.

Com este alargamento da iniciativa às lojas CEPSA são agora mais de 200 os pontos de venda da Nestlé Professional onde poderá encontrar a iniciativa a decorrer. Desde o arranque do programa em 2021, estima-se que já tenham sido entregues, gratuitamente, a consumidores mais de 7 toneladas de borras de café.

No âmbito da sua política de sustentabilidade ambiental, a Fundación Cepsa e a BUONDI vão também associar-se à QUERCUS, no próximo dia 4 de fevereiro, para realizar uma ação de reflorestação no Pinhal de Leiria onde irão também aplicar a iniciativa do café circular com a colocação de borras de café no solo que irá receber as árvores a plantar, e com a participação de voluntários das várias entidades.

Descubra os postos de abastecimento da CEPSA onde pode levantar as borras de café: https://cafestorrados.nestle.pt/buondi/pt/iniciativa/programa-cafe-circular