A Cepsa avança no desenvolvimento da sua estratégia Positive Motion para se tornar uma referência na transição energética, com o acordo de venda das suas filiais de butano, propano e autogas (Gasib) à empresa Abastible S.A., filial do grupo chileno Empresas Copec e referência na América Latina no negócio do gás liquefeito.
Nos termos do acordo, a Gasib continuará a oferecer de forma habitual os seus produtos de butano, propano e autogas nos mercados onde opera (Espanha e Portugal) sob a marca Cepsa, empresa com a qual manterá sinergias para a produção e distribuição de produtos nos postos de abastecimento.
Para Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa, "esta operação é mais um passo na nossa estratégia para nos tornarmos uma referência na transição energética, promovendo investimentos em energias sustentáveis, como o hidrogénio verde ou os biocombustíveis, negócios que esperamos que representem mais de metade da nossa atividade em 2030. A integração da Gasib na Abastible permite-lhe continuar a crescer numa empresa de referência no negócio do Gás Liquefeito, com capacidade de investimento e desenvolvimento de mercado na Península Ibérica".
Esta operação constitui um novo e importante investimento para a Abastible, agora pela primeira vez na Europa, que a coloca no top 10 mundial do negócio do Gás Liquefeito e lhe permite reforçar a liderança que já detém no Chile, Colômbia, Equador e Peru. Além disso, construindo uma relação a longo prazo com um líder europeu no setor da energia como a Cepsa representa uma grande oportunidade para impulsionar novos modelos energéticos e empresariais em todas as geografias. O Gás Liquefeito é um dos principais negócios da área de energia da Empresas Copec, multinacional de recursos naturais e energia que, no final do ano passado, contava com 40.000 colaboradores directos, um volume de negócios de pouco mais de 29 mil milhões de dólares e um EBITDA de 2.303 milhões de dólares.
A Gasib é o primeiro operador no setor do gás liquefeito engarrafado não regulamentado em Espanha e a segunda empresa na Península Ibérica em termos de quota de mercado. A empresa, que manterá a sua equipa de gestão com a mudança de acionista, conta com 3,5 milhões de clientes de gás engarrafado e 17 000 clientes a granel, um quadro de colaboradores de cerca de 200 membros, 6 instalações de armazenamento e enchimento, 2 instalações de armazenagem e mais de 200 armazéns de terceiros, que lhe permitem abastecer todo o mercado ibérico, as ilhas Canárias, Ceuta e Melilha, com vendas de cerca de 240 000 toneladas por ano.