A Cepsa será um dos parceiros da mais recente iniciativa da Deco Proteste, a Campanha “Dia S”, que pretende reforçar a importância da instituição do Dia Nacional da Sustentabilidade, bem como mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por algumas marcas no sentido de tornar Portugal um País mais sustentável.
Muitas são as pessoas que defendem comportamentos mais sustentáveis, mas ainda são poucas aquelas que os praticam. Com vista a desafiar todos os portugueses a realizarem melhores escolhas, a Deco Proteste, criou uma campanha que pretende guiar, aconselhar e esclarecer todos os consumidores sobre o que é sustentabilidade, a emergência climática e a urgência de implementar novos comportamentos que promovam um desenvolvimento económico, social e ambiental mais sustentável.
Com o mote “nas grandes decisões e pequenas escolhas fazemos a diferença”, a organização da defesa do consumidor definiu como objetivos para esta campanha a consciencialização dos portugueses sobre a importância da mudança de comportamentos em prol do Planeta e a relevância da implementação do Dia Nacional da Sustentabilidade, a celebrar-se no próximo dia 25 de setembro.
Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações e Institucionais da Deco Proteste, afirma que “em 2021, o Relatório de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas deu o 27º lugar a Portugal em matérias de sustentabilidade entre 180 países, pelo que ainda existe um caminho a percorrer em território nacional. Neste sentido consideramos que esta Campanha serve dois propósitos muito urgentes: a mudança de comportamentos por parte dos portugueses e a criação de um Dia Nacional da Sustentabilidade”.
Este tipo de iniciativa enquadra-se no novo plano estratégico da Cepsa, que planeia tornar todos os seus negócios mais verdes, assumindo-se como uma referência na transição energética, na qual as energias renováveis e as soluções de mobilidade sustentável terão um papel de destaque. Até 2030, a companhia quer abraçar o compromisso de reduzir as emissões de CO2 de alcance 1 e 2 em 55%, e entre 15% e 20% as de alcance 3, o que a coloca entre as empresas mais ambiciosas do setor.
O objetivo da companhia é atingir a neutralidade carbónica em 2050 e ir mesmo mais longe alcançando o objetivo “Net Positive”. Os planos passam por investir nesta década entre 7.000 e 8.000 milhões de euros, dos quais 60% são destinados, a partir de 2023, a negócios sustentáveis.
Como promotora da criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, a Deco Proteste quer apoiar e consciencializar os consumidores, marcas e restantes stakeholders para a importância da adoção de comportamentos sustentáveis e amigos do ambiente, evidenciando, de forma prática, a correção de determinados hábitos, escolhas e atitudes. Para que Portugal possa atingir metas importantes a nível europeu, é necessário sensibilizar cada indivíduo no seu contexto.
Mais informação em para www.deco.proteste.pt