ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

28/10/2022

Cepsa e ExxonMobil renovam parceria em lubrificantes marítimos até 2032 e anunciam expansão para Marrocos

O acordo para a comercialização de lubrificantes marítimos da marca ExxonMobil, que até agora se limitava a Portugal, Espanha e Gibraltar, é alargado a Marrocos, o que constitui um marco para esta parceria.
Desta forma, a Cepsa consolida o seu papel enquanto distribuidor oficial destes lubrificantes destinados a todo o tipo de embarcações, com capacidade de abastecimento a granel nos quatro portos do Estreito: Algeciras, Ceuta, Gibraltar e Tânger.
A expansão desta colaboração melhorará o acesso dos operadores marítimos aos lubrificantes de alto desempenho da ExxonMobil.

A Cepsa e a ExxonMobil renovaram o seu acordo para o fabrico, distribuição e fornecimento de lubrificantes marítimos da marca ExxonMobil em Portugal, Espanha e Gibraltar. A parceria foi renovada por 10 anos e amplia o alcance geográfico da colaboração, ao incluir a distribuição e fornecimento destes lubrificantes em Marrocos.

O acordo, além de se estender por uma década nos países em que já vigorava, permite a comercialização dos lubrificantes marítimos da ExxonMobil no país africano. Especificamente, será distribuída toda a gama de óleos, desde produtos MobilGard™ para motores a produtos auxiliares para sistemas hidráulicos, engrenagens, compressores ou massas lubrificantes. A comercialização começará do porto de Tânger até Casablanca e será estendida aos demais portos do país ao longo de 2023.

Este acordo consolida o papel da Cepsa enquanto distribuidor oficial destes lubrificantes para todo o tipo de embarcações, com capacidade de abastecimento a granel em Algeciras, Gibraltar, Ceuta e Tânger, os quatro principais portos da região para o desenvolvimento desta atividade.

Carlos Barrasa, diretor de Commercial & Clean Energies da Cepsa, destacou a relevância da renovação desta parceria e da sua chegada a Marrocos: “Na Cepsa valorizamos a relação duradoura que temos com o nosso parceiro ExxonMobil. A inovação comercial e o trabalho desenvolvido para superar as expectativas dos nossos clientes têm sido fundamentais para que, após mais de meio século, esta parceria continue a ser uma referência no setor. Agora, alargamos o nosso alcance a Marrocos, de forma a acompanhar os nossos clientes num momento crucial, em que a indústria naval enfrenta a sua descarbonização”.

Joanne Eu, diretora global de lubrificantes marítimos e aeronáuticos da ExxonMobil, afirmou que a "nossa relação de longa data com a Cepsa e a expansão para Marrocos melhorarão o acesso dos armadores aos lubrificantes de que precisam, quando e onde precisam. Na ExxonMobil, estamos comprometidos com a indústria marítima para ajudá-la a atravessar este período de mudança, e este acordo com a Cepsa ajuda a tornar essa ambição numa realidade".

O acordo entre as duas empresas estabelece a produção, pela Cepsa, de lubrificantes da marca MobilGard™ na sua fábrica de San Roque (Cádiz). A companhia espanhola é ainda o distribuidor oficial de mais de 90 produtos da gama de lubrificantes ExxonMobil em mais de 130 portos de Portugal, Espanha e Gibraltar, onde abastece anualmente mil embarcações marítimas de todo o tipo, como navegação internacional, barcos de navegação, mercantes ou de pesca e de recreio.

Cinquenta anos de história

A aliança entre a ExxonMobil e a Cepsa no mercado de lubrificantes marítimos permitiu que ambas alcançassem uma posição de liderança no setor. A relação entre as duas companhias começou em 1973 com a criação de uma fábrica de produção de lubrificantes junto às instalações da Cepsa, em San Roque. A Cepsa é o distribuidor oficial da gama de lubrificantes marítimos ExxonMobil em Espanha desde a entrada em funcionamento da fábrica em 1976.

Posteriormente, ambas as companhias acordaram estender o seu acordo, por forma a expandir a distribuição e fornecimento para os portos de Gibraltar (1997) e Portugal (2008). Agora, com a chegada da parceria a Marrocos, a Cepsa e a ExxonMobil reforçam a sua posição num país onde já tinham uma importante atividade de forma independente.

A renovação deste acordo permite à ExxonMobil manter um parceiro de confiança para continuar a expandir o mercado da sua gama de lubrificantes marítimos destinados a proteger motores e equipamentos, bem como a melhorar a sua eficiência.