Os trabalhos de demolição da antiga Refinaria de Matosinhos vão avançar a partir do próximo dia 23 de outubro. A duração global desta fase é estimada em dois anos e meio.
Esta será a face mais visível de um processo de descomissionamento e desmantelamento da antiga Refinaria de Matosinhos que se iniciou há cerca de dois anos. Durante este período foi implementado um vasto conjunto de operações preparatórias que incluiu a paragem das unidades processuais em segurança, o processo de limpeza e desgaseificação de todas as unidades processuais, equipamentos e tubagens para garantir a eliminação de hidrocarbonetos e produtos. Finalizado o desmantelamento seguir-se-á a fase de reabilitação ambiental dos solos.
Para a preparação para o arranque dos trabalhos de demolição foram efetuados contactos e reuniões com todos os stakeholders direta e indiretamente impactados ou envolvidos neste projeto, como o Governo, Município de Matosinhos, entidades reguladoras e licenciadoras, proteção civil e autoridades locais, bem como moradores e associações comerciais da zona envolvente à Refinaria.
Nesses encontros foram apresentadas as linhas gerais do projeto de demolição e respetivo calendário, bem como as medidas que a empresa vai implementar para monitorizar, controlar e mitigar possíveis constrangimentos pontuais que possam ser suscitados na sequência dos trabalhos em curso.
Todas essas medidas poderão ser consultadas no site que a Galp criou para disponibilizar e atualizar as informações relativas ao decurso dos trabalhos de demolição.