
A Eni e o Grupo Renault têm o prazer de anunciar um acordo para identificar e desenvolver futuras oportunidades de colaboração na descarbonização do setor dos transportes.
Nos termos do acordo, as empresas trabalharão no sentido de identificar caminhos conjuntos de desenvolvimento de negócios em vários setores, incluindo infraestruturas de mobilidade elétrica, serviços de mobilidade inteligente e soluções de fornecimento de energia que possam apoiar o processo de transição.
Uma primeira conquista tangível deste acordo será a aquisição de veículos Renault pela Enjoy, o serviço de partilha de automóveis da Enilive.
A BWT Alpine Formula One Team e a Eni têm também o prazer de anunciar o regresso da Eni ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, já que a empresa italiana passa a ser o seu Parceiro Oficial de Energia e Combustível num acordo plurianual.
Claudio Descalzi, Diretor Executivo (CEO) da Eni:“Assinámos hoje um acordo significativo que permite à Eni e ao Grupo Renault combinar o domínio industrial e a liderança tecnológica que as duas empresas representam nos respetivos setores com o objetivo de abrir novos caminhos de desenvolvimento em áreas fundamentais para o transporte sustentável. A introdução de testes de biogasolina pela BWT Alpine Formula One Team é igualmente importante, pois reflete a procura contínua pela F1 da excelência tecnológica absoluta no desenvolvimento e desempenho dos motores.”
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault: “A beleza do desporto automóvel está no facto de ser um desporto de equipa. Isto nunca foi tão verdade, pois temos de reinventar a mobilidade. Quando está em causa desenvolver soluções inovadoras, nada supera a experiência e as competências combinadas das grandes empresas. É por isso que estou muito entusiasmado com esta parceria que estamos a criar com a Eni, na F1 e também para explorar novas oportunidades de mobilidade partilhada e eficiente. Juntos, temos o potencial de ultrapassar limites.”
Flavio Briatore, Consultor Executivo, BWT Alpine Formula 1 Team:“É com imenso orgulho que saudamos o regresso da Eni à Fórmula 1 com a BWT Alpine Formula One Team. A Eni desempenhou um grande papel na nossa história enquanto equipa e foi também, no passado, um parceiro importante na Fórmula 1. Partilhamos metas e objetivos comuns, especialmente em relação à eficiência energética, sustentabilidade e futuros produtos de biogasolina. É ótimo tê-los de novo com a BWT Alpine Formula One Team e esperamos fazer muitas coisas extraordinárias juntos no futuro, dentro e fora da pista.”
O anúncio marca o regresso da Eni a uma equipa afiliada da Enstone desde o último envolvimento da marca com uma equipa na Fórmula 1, no caso a Benetton em 2000. A equipa irá colaborar com a Eni para ativar a sua marca Enilive em corridas selecionadas ao longo da época competitiva de 24.
Como parceiro Premium da equipa, a marca Eni estará visível no A525, o carro da equipa que irá disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025, e nos fatos de corrida e capacetes de toda a sua equipa de pilotos, que serão revelados no Evento de Lançamento da F1 75 na O2 Arena, em Londres, no dia 18 de fevereiro.
A presença da Eni estender-se-á ainda à equipa de pit-stop e a todo o ecossistema e ambiente de corrida da BWT Alpine Formula One Team, o que inclui uma futura colaboração para avaliar e analisar inovações em tecnologias de combustível e o desenvolvimento de biogasolina para competições no auge do desporto automóvel.