A Galp aliou-se ao operador de manutenção de frotas de micromobilidade Boost Logistics e à startup de tecnologia verde Swobbee para lançar em Portugal a primeira rede de estações de troca de baterias (swapping stations) para bicicletas elétricas. O processo de instalação das primeiras três estações em Lisboa ficou completo esta segunda-feira, com a inauguração de um novo espaço na Avenida Brasília.
Desenvolvido num modelo de “charging as a service”, este projeto pioneiro em Portugal está ainda em fase piloto, com os objetivos de testar a tecnologia, avaliar a experiência de utilização e quantificar os custos de operação e as poupanças obtidas. Numa primeira fase, estas estações serão de uso exclusivo pela Boost Logistics, mas futuramente a solução poderá vir a ser alargada ao segmento B2C.
Além da estação inaugurada esta segunda-feira, os restantes espaços de substituição de baterias situam-se junta a áreas de serviço Galp na Avenida da Índia e na Avenida Eng.º Duarte Pacheco. Todas as estações estão disponíveis 24 horas por dia. No caso do espaço da Avenida Brasília, inaugurado esta segunda-feira, a instalação da estação de carregamento contou com o apoio do Porto de Lisboa (APDL), que cedeu o espaço ocupado pelo equipamento.
As estações de troca de baterias são modulares, contendo 5 gavetas que acomodam um total de 20 baterias e que permitem substituir em poucos segundos as baterias descarregadas dos veículos de micromobilidade, neste caso bicicletas elétricas. A utilização do equipamento é 100% digital e realizada através de uma app no smartphone.
Este é, assim, um serviço que torna a logística de carregamento e as operações de gestão da frota de veículos elétricos mais eficientes e sustentáveis, com uma rede de carregamentos descentralizada, mais acessível e mais perto das frotas de micromobilidade. Esta proximidade permite ainda a introdução de novos modos de transporte que contribuem para reduzir a pegada carbónica da operação. Exemplo disso é a introdução de uma “cargo bike” pela operadora de manutenção (Boost Logistics) na zona de Belém, tirando partido de 2 estações estrategicamente posicionadas, para assegurar a operação na zona ribeirinha.
A tecnologia que está na base deste serviço foi desenvolvida pela startup tecnológica alemã Swobbee, sedeada em Berlim, e com quem a Galp estabeleceu também uma parceria para o lançamento das primeiras estações de troca de baterias elétricas para veículos de micromibilidade na cidade de Madrid, em Espanha. No caso espanhol, a parceria conta também com a associação da empresa de serviços de mobilidade Bolt.
“A Galp é pioneira e líder em serviços de mobilidade elétrica em Portugal há mais de uma década e temos objetivos ambiciosos para reforçar a nossa presença na mobilidade e na micromobilidade elétrica à escala ibérica, porque sabemos que a transição energética passa também por diversificar modelos de mobilidade. Essa ambição obriga-nos a estar sempre na vanguarda tecnológica, à procura dos melhores parceiros e das melhoras soluções para disponibilizar serviços que facilitem a vida dos nossos clientes. Este projeto é um exemplo perfeito dessa visão”, afirma Teresa Abecasis, COO da Galp.
"Estamos muito satisfeitos por trabalhar com estes parceiros fortes para tornar a micromobilidade em Lisboa ainda mais atrativa. Para a Swobbee, este é também um importante primeiro passo no mercado português, que se tem revelado muito dinâmico na adoção de estratégias e serviços de micromobilidade urbana”, disse Thomas Duscha, CEO e co-fundador da Swobbee.
“Estamos sempre à procura de novos caminhos para melhorar a sustentabilidade e a eficiência das nossas operações. Com a localização estratégica da GALP, teremos uma operação mais suave nas estações Swobbee, podendo reduzir o tempo e a distância por swap. Utilizando bicicletas de carga eléctricas, asseguraremos uma operação totalmente amiga do ambiente. Esta cooperação é o início de uma operação de equilibração net-zero, a fim de alcançar um papel totalmente sustentável para os nossos clientes” acrescentou Leonel Soares, administrador da Boost.
Nos primeiros 2 meses de operação deste projeto piloto em Portugal foram realizadas já mais de 3.500 trocas de baterias, o que corresponde a mais de 2,7 MWh de energia carregada.