Chama-se RovScan, é um veículo submarino operado remotamente para a inspeção das tubagens de Oil & Gas no offshore. O conceito foi desenvolvido de raiz pela equipa de inovação da Galp, numa parceria com a Petrobras, a Ativatec e o ISQ.
Mergulhando a uma velocidade de 25 metros por minuto e equipado com tecnologia ultrassom, este robô inspeciona os tubos flexíveis em segundos, comparativamente às soluções no mercado que executam o mesmo trabalho em mais tempo, indicando anomalias e gerando dados em tempo real.
A gestão de integridade destas estruturas é um dos grandes desafios da exploração petrolífera. Se, por um lado, a conformidade com os indicadores de vida útil do material pode retirar de operação tubagens em bom estado, por outro, o prolongamento indevido pode resultar na interrupção da exploração ou em incidentes.
O RovScan foi testado com sucesso em três campanhas de mar, onde foi submetido a condições extremas de profundidade (3000 metros) e de pressão (200 bar).
A transformação do portfolio da Galp é impulsionada por investimentos em inovação e desenvolvimento de mais de €150 milhões e por uma sólida ligação ao ecossistema de empreendedorismo e universidades.