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Notícias das Associadas

09/02/2023

Prio, Norwegian Cruise Line holdings e World Fuel Services concluem com sucesso os primeiros testes com biocombustíveis avançados, produzidos e fornecidos em Portugal

Combustível da PRIO, ECO Bunkers B30, permite à frota da Norwegian Cruise Line Holdings, uma redução de cerca de 30% das emissões de CO2, ou seja, 440 tons de CO2 evitadas;
Biocombustível produzido em Portugal, 100% a partir de matérias-primas residuais.
PRIO abastece em qualquer porto português e espera estender a oferta a outros portos europeus;
Empresa dispõe de capacidade para ajustar a percentagem de incorporação de Biocombustíveis de acordo com as necessidades, capacidades e objetivos de sustentabilidade dos clientes.

Depois de ter dado o primeiro passo na descarbonização do transporte marítimo na Península Ibérica com o lançamento do ECO Bunkers B15, um combustível verde para navios com 15% de incorporação de Biocombustível, a PRIO vem agora anunciar uma nova parceria, desta vez internacional e com uma mistura mais rica em Biocombustíveis (B30, 30% de matéria de base renovável). Este marco histórico foi alcançado em conjunto com uma companhia, líder global no setor dos cruzeiros – a Norwegian Cruise Line Holdings Ltd, em colaboração com a World Fuel Services. A PRIO, uma das maiores produtoras de biocombustíveis sustentáveis a partir de matérias-primas residuais na Europa, reforça o seu posicionamento agora também na vanguarda da transição energética do setor marítimo em Portugal, estabelecendo-se como o parceiro ideal para as frotas marítimas no caminho para a descarbonização do setor.

Lançado pela PRIO na sua Fábrica de Biocombustível de Aveiro, o ECO Bunkers B15 foi na altura, a primeira solução, altamente inovadora, desenvolvida a partir de processos de reciclagem de matérias-primas residuais, a qual permitiu uma redução de até 18% nas emissões de CO2 e diminuições de consumos, comprovadas pelos projetos realizados com as comunidades portuárias da região de Aveiro. No sentido de aumentar o contributo para a descarbonização do setor, novas parcerias com misturas mais ricas em Biocombustíveis têm vindo a ser celebradas, como o ECO Bunkers B20, que abastece a frota do Porto de Leixões.

No âmbito desta nova parceria com a companhia de cruzeiros Norwegian Cruise Line Holdings, a PRIO anuncia agora o primeiro abastecimento em Portugal com ECO Bunkers B30, um combustível com uma maior percentagem de incorporação de Biocombustível, que vem assim permitir uma maior redução de emissões de CO2, o que significa que à PRIO é possível controlar todo o processo de produção das suas soluções de Biodiesel, nomeadamente as especificações finais, de modo a cumprir integralmente todas as normas de gasóleo marítimo de alta qualidade.

Este novo combustível, o ECO Bunkers B30, tem uma mistura de 30% de biocombustível avançado a partir de matérias-primas residuais, produzido na fábrica de biodiesel da PRIO e misturado no terminal de tanques da PRIO em Aveiro. A flexibilidade deste processo de mistura permite escalar a produção à medida da procura e ajustar a percentagem de misturas de Biodiesel (até um produto 100% renovável, que permite até 86% de redução de GEE), de acordo com as necessidades dos clientes e objetivos de sustentabilidade.

Com o apoio da World Fuel Services, nos dias 27 de novembro e 7 de dezembro de 2022, dois cruzeiros da Norwegian Cruise Line Holdings foram abastecidos com um total de 400 tons de B30 (blend de 70% ULSD Diesel e 30% Biocombustível) fornecido e produzido pela PRIO. O primeiro cruzeiro, o “Norwegian Star”, aproveitou uma escala em Lisboa, para abastecer com 200 tons de ECO Bunkers B30 e na semana seguinte, seguiu-se outro navio da frota, o Norwegian Epic, com mais 200 tons de ECO Bunkers B30. No total, o combustível da PRIO ECO Bunkers B30 permitiu à frota da Norwegian Cruise Line Holdings, uma redução de cerca de 30% das emissões de CO2, ou seja, 440 tons de CO2 evitadas, depois destas escalas realizadas no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Luis Nunes, membro da Comissão Executiva da PRIO, comenta sobre esta parceria que “Os biocombustíveis avançados, produzidos a partir de matérias-primas residuais, ou seja, fruto de economia circular, são a solução do presente e que nos permite no imediato fazer face às crescentes necessidades dos nossos clientes. São soluções “drop-in”, ou seja, que não exigiram quaisquer modificações no motor ou tanque dos navios cruzeiro do Norwegian Cruise Line Holdings e desta forma, permitiram um impacto imediato sem qualquer necessidade de investimento adicional nestes navios”.

E acrescenta “Atravessamos um momento crucial na resposta do mundo às emergências do clima e da biodiversidade, por isso, a PRIO acredita que podemos já acelerar a transição energética se aumentarmos o contributo dos biocombustíveis avançados no setor marítimo.”