A Repsol apresentou hoje o seu Plano Estratégico para o período 2021-2025, que marcará a transformação da empresa nos próximos anos e representará um acelerar na transição energética, assegurando rentabilidade e valor para os acionistas.
A nova estratégia estabelece um plano exigente, com metas intermédias de redução de emissões mais ambiciosas, para continuar a avançar com sucesso no objetivo de ser zero emissões líquidas em 2050. Objetivo para o qual a Repsol apostará em descarbonizar a sua carteira de ativos e num novo modelo operacional.
O novo Plano Estratégico contempla investimentos de 18.300 milhões de euros. Os investimentos destinados a iniciativas de baixo carbono ascenderão a 5.500 milhões de euros, no período entre 2021 e 2025, o que representa 30% do total.
Esta estratégia renovada será auto-financiada num cenário de 50 dólares/barril de Brent e 2,5 dólares/Mbtu do gás Henry Hub, preços a partir dos quais a empresa vai gerar caixa para cobrir os investimentos, remunerar os acionistas e finalizar o Plano com um nível de endividamento próximo ao do exercício de 2020.
A Repsol ficará organizada em quatro áreas de negócio: Upstream, Industrial, Cliente e Baixa Geração de Emissões. Serão apoiadas por áreas corporativas e de serviço mais eficientes, o que vai favorecer a obtenção de resultados diferenciados e o incremento de valor.
A empresa vai manter a remuneração acionista entre as melhores do setor e do Ibex-35, combinando o pagamento em “cash” com a recompra de ações. O dividendo passará a ser de 0,60 euros por ação, aumentando até 0,75 euros por ação, durante o período do Plano. Incluindo recompras de ações, poderá superar o valor de 1 euro por ação em 2025.
Josu Jon Imaz, presidente-executivo da Repsol
“Com este novo Plano Estratégico, baseado nos nossos pontos fortes, damos um passo significativo rumo ao objetivo de ser uma empresa zero emissões líquidas, seguindo uma rota rentável e realista, com a qual poderemos crescer, maximizando o valor para os nossos acionistas e assegurando o futuro”.
“A nossa estratégia baseia-se numa aposta multienergia que combina todas as tecnologias para a descarbonização. Seremos mais eficientes, aumentaremos os nossos objetivos de geração renovável, aumentaremos a nossa produção de produtos de baixa, nula ou mesmo pegada de carbono negativa, impulsionaremos a economia circular, desenvolveremos novas soluções energéticas para os clientes e impulsionaremos projetos de ponta que reduzam a pegada de carbono da indústria”.