A Repsol deu esta sexta-feira mais um passo rumo à transição energética com o início da comercialização para frotas cativas, de combustível 100% renovável em autoestradas portuguesas, Área de Serviço de Vila Nova de Gaia, sentido Sul-Norte e na Área de Serviço de Antuã, sentido Norte-Sul. A sessão de inauguração contou com a presença de Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis da Repsol Portuguesa, Alexandre Manuel Rodrigues Fernandes, Presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), e ainda com Maria José Espírito Santo, Subdiretora-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “Mais do que um novo combustível, este é um ponto de viragem na mobilidade e mais um passo que damos, firme, no caminho da descarbonização do transporte, não só rodoviário, mas também ferroviário, marítimo e aéreo. Além disso, não queremos que seja um passo só nosso, mas também de todos os nossos parceiros”.
Desde abril deste ano, que se encontra a decorrer um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço de Alcochete, com 54 veículos de frotas de distribuição nacionais, em colaboração com empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, e operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Mais para diante, juntou-se também ao teste a ENSE, a CP Comboios de Portugal e os T Paulo Duarte. Durante este teste pioneiro em Portugal, cada camião pesado de mercadorias evitou a emissão correspondente a 150 toneladas anuais de CO2 equivalente. Apenas três meses depois, a Repsol consagra-se, assim, pioneira no fornecimento deste diesel renovável nas autoestradas portuguesas, um biocombustível avançado produzido a partir de resíduos e com zero emissões líquidas durante a utilização.
Já Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis na Repsol Portuguesa acrescenta que “os combustíveis renováveis são uma solução complementar à mobilidade elétrica, que permite começar, desde já, a reduzir as emissões dos transportes, sobretudo em setores onde a eletrificação não é uma solução viável, a curto ou médio prazo, como é o caso do transporte rodoviário pesado. Os combustíveis 100% renováveis são uma alternativa real para os portugueses e um contributo efetivo e imediato para o combate às alterações climáticas”.
A Repsol aposta assim num modelo energético que combina a eletrificação, os combustíveis renováveis e o hidrogénio, sendo que os combustíveis renováveis são um dos principais pilares da sua estratégia para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050. Neste âmbito, a multinergética tem previsto chegar ao final do ano com este combustível disponível em 10 Estações de Serviço em Portugal e 50 na Península Ibérica.