O novo sistema de recarga ultrarrápida representa um grande avanço para o uso de veículos elétricos como um meio de transporte interurbano. O sistema está localizado na estação de serviço Repsol e tem uma potência máxima de 700 quilowatts (kW), que pode ser dividida entre seus quatro polos de abastecimento, dependendo da capacidade das baterias do veículo. Assim, pode ser configurado para oferecer 350 kW simultaneamente a dois veículos ou para recarregar quatro com 175 kW cada.
No ato de inauguração estiveram presentes o Conselheiro Delegado da Repsol, Josu Jon Imaz, o Presidente da Ibil, Emiliano López Atxurra, a Conselhiera de Desenvolvimento Económico e Infraestructuras do Governo Basco, Arantxa Tapia, o Deputado Geral de Álava, Ramiro González, e o Presidente da Câmara de Vitoria-Gasteiz, Gorka Urtaran, entre outras autoridades.
Para Josu Jon Imaz, “ter este ponto de recarga permite que a Repsol seja uma referência na mobilidade na Península Ibérica, onde já participa na maior rede pública de recarga de eletricidade em Espanha".
A Conselheira de Desenvolvimento Económico e Infraestructuras do Governo Basco, Arantxa Tapia, afirmou que “este é um passo importante no processo de descarbonização e incentivo à mobilidade elétrica que está a ser levado a cabo pelo Governo Basco, que tem consciência de que esta transição de forma ordeira e realista é necessária”.
Por seu lado, o Presidente da Ibil, Emiliano López Atxurra, destacou que “esta é a prova fiel de que as coisas são feitas, não são pregadas. A Repsol e a EVE, ao criarem a Ibil há dez anos, tomaram a decisão de levarem a cabo a realização de um produto nacional de desenvolvimento industrial e tecnológico.”
A Repsol tem previsto disponibilizar esta tecnologia de última geração em quatro outras estações de serviço da sua rede durante o ano de 2019. Além disso, a empresa possui 31 pontos de recarga rápida nos seus postos de abastecimento e participa no Ibil, uma rede com mais de 1.700 pontos, dos quais 200 são de acesso público.