A Repsol lançou, através da sua Fundação, um fundo de investimento social com 50 milhões de euros que serão destinados ao investimento e desenvolvimento de uma carteira de empresas sociais focadas na transição energética e inclusão de grupos vulneráveis em Espanha.
O fundo, gerido através da empresa “Repsol Impacto Social”, prevê destinar, antes de finalizar este ano, 5 milhões de euros ao seu desenvolvimento inicial e ao investimento nas primeiras startups sociais. O objetivo é entrar numa fase inicial do desenvolvimento destas empresas e ajudá-las a crescer e a serem rentáveis, aproveitando o apoio e as forças da Repsol.
O objetivo é que todas as startups sociais sejam economicamente sustentáveis por si mesmas no tempo e que possam assim reinvestir os resultados gerados.
Como parte deste projeto, a Repsol assinou uma aliança com a Fundação Ship2B e com a Open Value Foundation, entidades de referência em Espanha no investimento de impacto social, assim como com as primeiras startups nas quais vai investir com o fim de impulsionar os seus planos de crescimento.
A Repsol e a sua Fundação vão envolver-se na gestão das empresas nas quais terão participação para ajudá-las a crescer e, deste modo, gerar mais oportunidades para grupos vulneráveis. A Repsol compromete-se a reinvestir os resultados positivos que possam ser gerados no crescimento destas e outras startups sociais, no que representa a principal iniciativa do denominado investimento de impacto social em Espanha até à data.
Saiba mais aqui.