
A RNM e a bp Portugal inauguraram hoje um terminal logístico de combustíveis de última geração e biocombustíveis avançados no Porto de Aveiro. O evento decorreu no Terminal de Granéis Líquidos da RNM e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João António Campolargo, do Presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, do Secretário-Geral da Epcol, António Comprido, do Presidente do Conselho de Administração do Grupo RNM, Ricardo Machado e da Presidente do Conselho de Administração da bp Portugal, Silvia Barata.
O terminal, estrategicamente localizado na região Centro-Norte de Portugal e com fortes premissas de receção, armazenamento, aditivação e incorporação de biocombustíveis, foi construído pela RNM. A infraestrutura logística e industrial está preparada para funcionar como um hub intermodal moderno e flexível, promovendo a digitalização e a inovação no setor.
Este novo terminal amplia a capacidade de infraestrutura da RNM em 57.000 m3 e, através de um contrato de prestação de serviços assinado com a bp, permitirá à bp receber e distribuir combustíveis de última geração, bem como biocombustíveis. O terminal reforça a capacidade da bp de armazenar e fornecer combustíveis de forma ainda mais competitiva e confiável. O terminal está preparado para misturar combustíveis e incorporar volumes materiais de biocombustíveis. As suas características de design conferem-lhe uma grande flexibilidade, permitindo-lhe responder às necessidades do mercado a curto, médio e longo prazo.
Para Ricardo Machado, Presidente do Conselho de Administração do Grupo RNM: "Este novo projeto reflete o investimento logístico do Grupo RNM e o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Com a inauguração desta nova base de operações, o Grupo RNM reforça a sua posição como um dos principais operadores químicos da Península Ibérica e estabelece uma parceria estratégica com a bp, promovendo assim em Portugal de forma eficiente e sustentável a utilização dos combustíveis mais avançados do mundo."
Silvia Barata, Presidente do Conselho de Administração da bp Portugal, afirma: "Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a RNM. Permite-nos partilhar recursos e know-how e, acima de tudo, permite à bp ter uma operação ainda mais eficiente e integrada para responder às necessidades do mercado e dos clientes bp. Tudo isso será feito a partir deste terminal, que é um dos mais modernos e está preparado para os combustíveis atuais, bem como para biocombustíveis avançados. Com este projeto, asseguramos o fornecimento da energia de que Portugal precisa hoje, ao mesmo tempo que nos preparamos para as necessidades do futuro."
Com esta nova infraestrutura, o setor ganha um reforço crucial em termos de cadeia de abastecimento e resiliência.