Foram ontem anunciados os vencedores da segunda edição dos Global Mobi Awards by PRIO 2109, uma iniciativa do Global Media Group/Motor24 em parceria com a PRIO.
Mais de 60 entidades apresentaram candidaturas nas diversas categorias destes prémios destinados ao setor da mobilidade inteligente em Portugal.
O Júri, presidido por Robert Stussi, constituído por jornalistas, académicos, especialistas em mobilidade e transportes e representantes de empresas e associações, atribuiu sete prémios e ainda seis menções honrosas, numa cerimónia que decorreu no Hotel Corinthia, em Lisboa.
Os Global Mobi Awards by PRIO estão divididos em duas grandes áreas - uma primeira destinada a produtos, veículos e tecnologias e uma segunda destinada a práticas, projetos e organizações do setor da mobilidade.
O prémio Cidades foi atribuído ao projeto de mobilidade urbana de Viseu (MUV), enquanto o projeto para descarbonização dos transportes públicos de Coimbra dos Serviços Municipalizados de Transportes e Urbanismo de Coimbra (SMTUC) venceu o prémio destinado a Empresas/Organizações.
Na categoria Cidadania, a vitória foi para as oficinas colaborativas promovidas pelo MUV Fundão, apresentado pela Bag Consulting e pela Câmara Municipal do Fundão.
No que respeita aos prémios destinados aos produtos, tecnologias e veículos, os vencedores foram: Kia E-Niro (Carro Elétrico), Toyota Corolla Touring Hybrid (Carro Híbrido e Plug In), Alkè n1 (Veículo Elétrico Leve), Addvolt Plug-In System (Tecnologia de Apoio).
Foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas: Câmara Municipal de Famalicão, Porto Santo fossil free island, ALD Automotive, Avis Budget, FPAK e Taça de Portugal de novas energias.