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Notícias

30/01/2025

A Comissão Europeia não deve perder o rumo quanto aos combustíveis renováveis e de baixo carbono!

Energia em evolução

A Comissão Europeia anunciou ontem a publicação do Competitiveness Compass para a UE (Uma bússola para a competitividade). Trata-se de um  plano de ação proposto em resposta direta às recomendações feitas no Relatório de Mario Draghi, estabelecendo a competitividade como um dos princípios fundamentais de ação da UE, prosseguindo dois objetivos gerais:

Identificar as mudanças políticas necessárias para que a Europa avance mais rapidamente. Isto significa atualizar algumas políticas e mudar a direção de outras para se adaptarem às novas realidades.

Desenvolver novas formas de trabalhar em conjunto para aumentar a velocidade e a qualidade da tomada de decisões, simplificar as estruturas e regras, e ultrapassar a fragmentação,

em torno de três pilares:

Fechar a lacuna na inovação

Um Roteiro Conjunto para a Descarbonização e a Competitividade

Aumentar a segurança, reduzindo as dependências excessivas.

O Competitiveness Compass, propõe assim uma nova abordagem à competitividade, combinando políticas industriais, investimentos e reformas, unidos em torno de uma visão comum, enquadrando o trabalho da Comissão durante todo este mandato, sendo, portanto, um documento importante para compreender o rumo da formulação de políticas da UE nos próximos cinco anos.

A FuelsEurope divulgou a sua posição, com a qual a EPCOL concorda plenamente, através de um Press Release no qual aplaude a “mudança de atitude” da Comissão Europeia para garantir o futuro da UE enquanto potência económica e destino de investimento, tal como delineado no Competitiveness Compass, mas reitera a necessidade de ser reconhecida a urgência de se desenvolver um plano de ação estratégico para o setor dos combustíveis líquidos.

O sector da produção de combustíveis é essencial para a segurança energética da Europa, a mobilidade acessível, as cadeias de valor industriais competitivas, o fornecimento de combustíveis para todos os modos de transporte e matérias-primas para petroquímica e ainda outras utilizações. Reconhecendo com agrado que os combustíveis renováveis e de baixo carbono estão considerados entre os componentes essenciais na transição para uma economia sustentável e competitiva no âmbito da mobilidade, e que este reconhecimento marca um passo em frente, é de lamentar que não seja considerada uma abordagem tecnologicamente neutra, limitando-se a alteração visada a apenas reconhecer os e-combustíveis negligenciando os biocombustíveis sustentáveis e outras fontes de baixo carbono e soluções renováveis.

De um modo mais geral, a FuelsEurope  está preocupada com a ausência de um plano de ação estratégico dedicado à indústria da refinação e produção de Combustíveis, entre os setores listados no Competitiveness Compass. Sem este plano, corremos o risco de pôr em perigo a transição energética da UE, aumentar as dependências externas e perder oportunidades na corrida global por tecnologias limpas, todas elas descritas como objetivos e motores fundamentais do Competitiveness Compass

O nosso sector desempenha um papel vital na obtenção dos objetivos da UE não só na descarbonização dos transportes, mas também na criação de emprego, na inovação e na segurança energética. É crucial uma estratégia clara e com visão de futuro, para desbloquear investimentos e garantir a competitividade da produção de combustíveis de baixo carbono. 

Leia na íntegra o Press Release da FuelsEurope sobre este assunto