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19/11/2012

A eficiência dos veículos novos aumentou 3,3% na UE

Transportes
A Agência Europeia do Ambiente (EEA) lançou um relatório intitulado "Monitoring CO2 emissions from new passenger cars in the EU: summary of data for 2011”, segundo o qual a eficiência no consumo de combustível dos veículos novos aumentou 3,3% na União Europeia de 2010 para 2011.

As emissões médias de dióxido de carbono para os 12,8 milhões de carros vendidos em 2011 foram de 135,7g CO2/km, 4,6 g/km menos do que em 2010, ou seja uma redução de 3,3%. De acordo com a análise do EEA, são responsáveis pelas melhorias constatadas, as mudanças nos comportamentos de compra, bem como tecnologias mais desenvolvidas e maior eficiência dos motores. Além disso, a redução a longo prazo das emissões, tem sido influenciada por uma utilização crescente de carros a diesel, uma tendência que se continuou a verificar em 2011, ano em que 55,2% dos veículos registados foram veículos a diesel, versus os 51,3% registados em 2010. A diferença entre as emissões médias de CO2 dos novos diesel e dos veículos a gasolina tem vindo a diminuir nos últimos anos, sendo em 2011 de apenas 3,2 g CO2/km. Na UE, as emissões de dióxido de carbono resultantes do transporte rodoviário aumentaram 23% entre 1990 e 2010, o que representa aproximadamente um quinto das emissões da UE.

Os fabricantes de automóveis têm o objectivo conjunto para os carros vendidos na EU emitirem em média, um máximo de 130g CO2/km até 2015 e 95 g/km até 2020, considerando a EEA que, a manter-se a tendência actual, a indústria como um todo está no bom caminho para o cumprimento da meta de CO2 em 2015.

Os carros mais eficientes em termos de carbono estão registados em Portugal, Malta e Dinamarca, com emissões de 125g CO2/km ou menos, apresentando a Estónia, a Letónia e a Bulgária os carros menos eficientes em termos de emissões de carbono, com emissões, em média, superiores a 150g CO2/km.

» Clique para ler o Comunicado de imprensa da EEA