A FuelsEurope, bem como a APETRO, congratulam-se com o reconhecimento e a definição de combustíveis neutros em CO2, votados em sessão plenária do Parlamento Europeu a 21 do corrente, no âmbito das novas normas de emissões de CO2 para veículos pesados (HDV) e que incluem os biocombustíveis e os combustíveis sintéticos.
Esta decisão é um passo promissor para se restaurar a coerência entre as políticas europeias, uma vez que as recentes revisões das Diretivas CELE e das Energias Renováveis reconhecem o papel da biomassa, da conversão de biomassa, e dos combustíveis líquidos renováveis, o que não acontecia na proposta de normas de emissão de CO2 para veículos pesados, apresentada pela Comissão Europeia.
Embora a inclusão do Fator de Correção de Carbono tenha sido rejeitada, o que consideramos uma oportunidade perdida, o mandato agora conferido à Comissão para desenvolver uma metodologia para a matriculação futura de veículos pesados que operem exclusivamente com combustíveis neutros em CO2, proporcionará às indústrias dos transportes rodoviários e de logística em geral, uma via adicional para cumprirem os objetivos de neutralidade climática da União Europeia. Esta decisão é também consistente com quanto acordado sobre as normas de emissões de CO2 aplicável aos veículos ligeiros.
Tal como afirmou John Cooper, Diretor Geral da FuelsEurope: “Os eurodeputados fizeram uma análise cuidadosa. A decisão de reconhecer o papel dos combustíveis renováveis no setor dos veículos pesados, é um forte sinal de suporte aos investimentos propostos pela nossa indústria e um passo em frente no sentido da criação de cadeias de valor e de emprego, associados ao aumento da produção de combustíveis renováveis. Estas iniciativas poderão também criar sinergias e uma expansão acelerada da produção de combustíveis renováveis para a aviação e a marinha e que beneficiarão economicamente do desenvolvimento do mercado líder para veículos pesados”.