O Lisbon Energy Summit & Exhibition realiza-se entre 27 e 29 de maio na FIL, Centro de Congressos de Lisboa, sob o tema "Creating Tomorrow's Energy System Today" (criar hoje o sistema energético de amanhã), e reunirá ministros, decisores políticos, promotores de projetos, investidores e empreendedores, que irão partilhar conhecimentos sobre a transição do sistema energético da UE para um sistema baseado em energias renováveis e em conformidade com as iniciativas REPowerEU.
Durante 3 dias, serão discutidos e debatidos os caminhos disponíveis para alcançar uma descarbonização sustentável do sistema energético, contemplando a utilização de recursos, a disponibilidade de energia limpa e acessível, e as suas utilizações finais em toda a indústria, com foco em objetivos e resultados tangíveis.
Para atingir emissões líquidas zero até 2050, todas as tecnologias renováveis precisam de ser postas em jogo. A solução não implica a utilização de uma única tecnologia, mas sim equilibrar uma integração acelerada de energias renováveis com as existentes fontes de energia convencionais, combinando gradualmente novas tecnologias à medida que alcançam a escala suficiente.
Tal como referido no Sumário Executivo elaborado pela BCG, “a regulamentação e as políticas públicas serão fundamentais para incentivar o desenvolvimento de tecnologias importantes, garantindo a proteção das cadeias de abastecimento europeias e atraindo novos investimentos em escala. Especificamente, os regimes de incentivos devem ser concebidos para promover o desenvolvimento tecnológico, assegurando ao mesmo tempo condições de concorrência equitativas entre tecnologias. Esses incentivos devem ser criados onde há necessidade de tornar as soluções sustentáveis competitivas versus soluções fósseis tradicionais (por exemplo, energia eólica onshore e energia solar fotovoltaica já têm custos competitivos; portanto, os incentivos devem ser transferidos para países emergentes e para tecnologias como armazenamento de baterias e combustíveis sustentáveis)”.
A APETRO volta a ser Associação Parceira, da 2ª edição do Lisbon Energy Summit & Exhibition. António Comprido, Secretário-Geral da Apetro e membro do Conselho Consultivo do evento será um dos oradores, bem como Liana Gouta, diretora Geral da nossa congénere europeia FuelsEurope.
Brochura do evento disponível aqui.