Fundada em 1992, a Apetro tem vindo desde então a desempenhar um papel ativo na sociedade e no quotidiano nacional e internacional.
Ao longo destes mais de 25 anos, muitas mudanças ocorreram, tanto internas, tendo em conta as alterações estatutárias, a incorporação das Associadas Sectoriais, e a maior diversidade de oferta de produtos e serviços disponibilizados pelas nossas Associadas, como externas, fruto da evolução da sociedade e das preocupações crescentes relativas ao impacto da mobilidade, e aos novos desafios relativos às alterações climáticas e à qualidade do ar, bem como da sustentabilidade ambiental, económica e social das soluções a desenvolver.
A Apetro sentiu assim a necessidade de refletir a dinâmica do sector e da sua atividade, na sua identidade, comunicação e marca, com os objetivos de, não só as modernizar, como de nelas refletir a sua capacidade de adaptação, a sua flexibilidade e, acima de tudo, representar cabalmente as suas associadas.
“Os mais de 25 anos da Apetro, juntamente com as suas conquistas e reputação, tanto nacional como internacional, fazem da nossa marca um capital e ativo preponderante. Vivemos tempos de constante mudança, e o nosso setor tem sido um agente fundamental para a efetivação dessa mesma mudança. As nossas Associadas são participantes imprescindíveis para a transição energética sustentável, diríamos até para assegurar a Transição Energética Sustentável. Ao tornar a nossa marca mais próxima dessa realidade, estaremos a evidenciar a nossa atuação, progresso e evolução.” - António Comprido, Secretário-Geral Apetro
“O desafio da Apetro foi uma oportunidade de demonstrar a metodologia que orienta o nosso processo criativo. Da elaboração de um business case, que teve como base surveys segmentados, retirámos os insights que nos permitiram chegar a uma marca e identidade que respeitou as vozes de todo o universo Apetro. Uma verdadeira experiência colaborativa, que dá vida ao nosso mote People, Brands & Businesses.” - Filipa Montalvão, Partner White Way®
Considerando os pressupostos de modernizar a marca sem perder o seu capital, credibilidade e reputação, foi assim desenvolvido pela White uma nova Marca, que julgamos espelha e representa os diferentes setores da nossa atividade, assim como os princípios chave à transição do setor, da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. A acompanhar esta nova marca foi também desenvolvida uma assinatura “Energia em evolução”.