O acesso a combustíveis marítimos limpos é uma das principais prioridades para a descarbonização do setor do transporte marítimo. O relatório Draghi sobre o Futuro da Competitividade Europeia, recentemente publicado, identifica o transporte marítimo como um dos sectores mais difíceis de descarbonizar, exigindo cerca de 40 mil milhões de euros de investimentos anuais entre 2031 e 2050. O relatório salienta que, embora a UE seja líder mundial em combustíveis sustentáveis renováveis e com baixo teor de carbono para a descarbonização dos transportes, a sua capacidade instalada e a sua produção planeada são limitadas. A UE precisa de começar a construir uma cadeia de abastecimento de combustíveis limpos, ou os custos do cumprimento dos seus objetivos serão significativos.
A nova Plataforma para os Combustíveis Marítimos Limpos é uma iniciativa da indústria, da base para o topo, que visa melhorar a comunicação entre o setor do transporte marítimo e os produtores de combustíveis e identificar desafios comuns e possíveis soluções, tendo em conta a aplicação do pacote Fit for 55 e a transição para uma economia de emissões líquidas nulas até 2050.
Representantes da ECSA, FuelsEurope, eFuel Alliance, EWABA, HydrogenEurope e Methanol Institute realizaram a sua primeira reunião e acordaram os objetivos e os princípios de trabalho da nova plataforma. Os membros começaram também a discutir o tema fundamental das lacunas nas infra-estruturas.
A plataforma centrar-se-á nas políticas e ferramentas de apoio à produção e adoção de combustíveis marítimos limpos na Europa, incluindo áreas como o sector marítimo no RCLE-UE e as oportunidades de financiamento. A plataforma realizará reuniões regulares e a ECSA encarregar-se-á das tarefas do secretariado.
“Hoje, os setores do transporte marítimo e da energia unem forças e lançam uma plataforma de diálogo que pode facilitar um melhor fluxo de informação sobre os desafios comuns que enfrentamos. Precisamos de todas as mãos no convés para fazer a transição energética acontecer. Para atingirmos os nossos objetivos, precisamos de combustíveis limpos disponíveis no mercado em quantidades suficientes e a um preço acessível. Os armadores europeus orgulham-se de lançar, juntamente com os produtores de combustíveis, a Plataforma para os Combustíveis Marítimos Limpos”, afirmou Sotiris Raptis, Secretário-Geral da ECSA.
“O lançamento da Plataforma para os Combustíveis Marítimos Limpos é um marco significativo na nossa viagem coletiva rumo a um transporte marítimo sustentável na Europa. Ao reunir os conhecimentos especializados e a inovação do sector marítimo europeu e dos fabricantes de combustíveis, a Plataforma irá explorar as oportunidades e os desafios da produção, fornecimento e utilização de combustíveis marítimos renováveis e com baixo teor de carbono. Esta colaboração ajudará as nossas indústrias a estarem na vanguarda da contribuição para os objetivos Fit for 55 e Green Deal, continuando a prosperar no mercado global”, declarou Liana Gouta, Diretora-Geral da FuelsEurope.
“São inúmeros os desafios que se colocam a um abastecimento rápido e fiável de combustíveis navais renováveis. Através de um intercâmbio regular com outros representantes da indústria e da apresentação de propostas concretas para otimizar o quadro regulamentar europeu, pretendemos fazer progressos imediatos para a indústria marítima e outros sectores dos transportes com esta iniciativa”, afirmou Ralf Diemer, Diretor-Geral da eFuel Alliance.
“Estamos muito entusiasmados por lançar hoje a Plataforma para os Combustíveis Marítimos Limpos. Os nossos mais de 55 membros de toda a UE estão a trabalhar incansavelmente para produzir biodiesel avançado e à base de resíduos com os mais elevados requisitos de qualidade e poupança de gases com efeito de estufa, para trazer uma nova era de transporte marítimo limpo à Europa. Acreditamos que uma colaboração mais estreita entre os fornecedores de combustíveis renováveis e os armadores reduzirá significativamente as barreiras técnicas, operacionais e financeiras em toda a cadeia de abastecimento para o desenvolvimento e adoção de combustíveis marítimos renováveis”, afirmou Angel Alvarez Alberdi, Secretário-Geral da EWABA.
“A Hydrogen Europe congratula-se por fazer parte desta iniciativa conjunta para melhorar o fabrico, o fornecimento e a utilização de combustíveis limpos no sector marítimo. Na sequência da adoção de nova legislação e objetivos no âmbito do pacote Fit for 55 na última legislatura, é o momento certo para o próximo mandato europeu assegurar um quadro coerente e abrangente para um transporte marítimo descarbonizado. As políticas europeias e nacionais, aplicadas com os instrumentos de financiamento corretos, devem ser complementadas por políticas internacionais no âmbito da OMI para garantir que este objetivo seja alcançado sem deteriorar a competitividade da indústria europeia. Os combustíveis eletrónicos renováveis e com baixo teor de carbono podem desempenhar um papel fundamental na descarbonização do sector marítimo, mas a sua produção e aceitação em grande escala têm de ser facilitadas o mais rapidamente possível”, afirmou Daniel Fraile, responsável político da Hydrogen Europe.
“A transição energética é uma viagem gradual e não uma mudança de um dia para o outro. Exige um quadro regulamentar sólido e a colaboração entre todas as partes interessadas envolvidas para impulsionar uma descarbonização efetiva. À medida que trabalhamos com os nossos 100 membros através das complexidades desta transição, a Plataforma Marítima de Combustíveis Limpos desempenhará um papel crucial na aceleração da nossa mudança para combustíveis mais limpos e tecnologias inovadoras. Ao combinarmos os nossos conhecimentos e esforços coletivos, estamos não só a abordar a necessidade premente de reduzir as emissões, mas também a lançar as bases para uma indústria marítima mais resiliente e sustentável”, afirmou Greg Dolan, CEO do Methanol Institute.