O Projeto Aumentar a Literacia Energética dos Clientes (Increasing Energy Literacy in Customers) é um Projeto de cocriação de inovação com metodologia DEMOLA em desenvolvimento no Instituto Politécnico de Setúbal, no âmbito do Tema Sustentabilidade – “Curar” o Planeta.
A equipa é constituída pelos estudantes Gabriel Forchesatto, João Presotto, Jorge Matias e Marco Neto, sendo o facilitador desta metodologia de cocriação finlandesa, com origem na Universidade de Tampere, o professor Marco Marques da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Evidencia-se a contribuição dos representantes dos parceiros/associações empresariais para a evolução dos resultados deste Projeto: Eng. João Reis (Apetro, Energia em Evolução), Drª Ana Souta e Dr. José Encarnação (ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias) da Plataforma para a Promoção de Combústiveis de Baixo Carbono (PCBC).
Os resultados ora reportados foram obtidos numa primeira fase do projeto com início em outubro e término em dezembro de 2022, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional de Capital Humano (POCH), Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a aprendizagem com base em processos de cocriação.
O facilitador deste Projeto, com base na perceção de que a generalidade dos consumidores/clientes portugueses possuem baixos níveis de literacia energética e na urgência da realização de ações conducentes à descarbonização da energia, considerou premente despertar o interesse do público, motivá-lo a procurar informação de modo a ficar mais familiarizado com questões energéticas e mesmo conhecedor desta temática. Para responder a este desafio empolgante constituiu uma equipa de estudantes de diversas licenciaturas e assume o papel de “timoneiro” e não de professor tradicional, estimulando-os e conduzindo-os no processo de cocriação e inovação deste caso de estudo, no âmbito da mencionada metodologia Demola. Os detentores dos direitos de autor desta fase do Projeto são os estudantes.
A equipa refletiu sobre questões inicialmente apresentadas pelo facilitador, nomeadamente:
Recorrendo-se ao processo de cocriação foi possível selecionar os consumidores/clientes comuns, prevalecendo sobre os consumidores da indústria, como o grupo-alvo para responder a um inquérito sobre literacia energética por terem menos conhecimento sobre estes temas do que os consumidores institucionais.
Através da pesquisa intensa realizada e do debate semanal, recorrendo-se a diversas plataformas digitais, a equipa correspondeu às técnicas de facilitação utilizadas como o brainstorming no processo de cocriação de um inquérito com vinte perguntas direcionado para o público consumidor/cliente português, elaborado em consonância com os níveis de literacia que se definiram como sendo os adequados para avaliar o público indicado. Salientam-se o apoio e aconselhamento prestados pelos parceiros da PCBC na realização do inquérito referido.
O questionário referido foi divulgado essencialmente através das redes sociais e por email, com contribuição de todos os parceiros do Projeto. Obteve-se respostas de cerca de 90 inquiridos num período de uma semana, de um modo aleatório, no princípio de dezembro de 2022, das quais mais de 50% são do género masculino.
Reportam-se as conclusões mais importantes que resultam da análise das respostas ao inquérito:
Os resultados obtidos no inquérito evidenciam que os consumidores estão conscientes da importância de um comportamento sustentável na produção e consumo de energia, reconhecendo o seu desconhecimento sobre estas temáticas, nomeadamente no que se refere ao cálculo do preço da energia e aos fatores que o influenciam, assim como à regulação do mercado energético. A maioria não pretende investir diretamente o seu próprio dinheiro para permitir o desenvolvimento do percurso para a obtenção de energia descarbonizada e não poluída.
As primeiras soluções que se apresentam para aumentar a literacia energética nos consumidores/clientes portugueses, no âmbito deste processo de cocriação e inovação, compreendem a saber:
Os participantes do Projeto pretendem iniciar brevemente a segunda fase dos trabalhos que incidirá sobre o desenvolvimento das soluções a implementar para se obter o incremento da literacia energética nos consumidores portugueses.