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Notícias

12/04/2023

Aumentar a Literacia Energética dos Clientes

Energia e Clima

O Projeto Aumentar a Literacia Energética dos Clientes (Increasing Energy Literacy in Customers) é um Projeto de cocriação de inovação com metodologia DEMOLA em desenvolvimento no Instituto Politécnico de Setúbal, no âmbito do Tema Sustentabilidade – “Curar” o Planeta.

A equipa é constituída pelos estudantes Gabriel Forchesatto, João Presotto, Jorge Matias e Marco Neto, sendo o facilitador desta metodologia de cocriação finlandesa, com origem na Universidade de Tampere, o professor Marco Marques da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Evidencia-se a contribuição dos representantes dos parceiros/associações empresariais para a evolução dos resultados deste Projeto: Eng. João Reis (Apetro, Energia em Evolução), Drª Ana Souta e Dr. José Encarnação (ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias) da Plataforma para a Promoção de Combústiveis de Baixo Carbono (PCBC).

Os resultados ora reportados foram obtidos numa primeira fase do projeto com início em outubro e término em dezembro de 2022, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional de Capital Humano (POCH), Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a aprendizagem com base em processos de cocriação.

O facilitador deste Projeto, com base na perceção de que a generalidade dos consumidores/clientes portugueses possuem baixos níveis de literacia energética e na urgência da realização de ações conducentes à descarbonização da energia, considerou premente despertar o interesse do público, motivá-lo a procurar informação de modo a ficar mais familiarizado com questões energéticas e mesmo conhecedor desta temática. Para responder a este desafio empolgante constituiu uma equipa de estudantes de diversas licenciaturas e assume o papel de “timoneiro” e não de professor tradicional, estimulando-os e conduzindo-os no processo de cocriação e inovação deste caso de estudo, no âmbito da mencionada metodologia Demola. Os detentores dos direitos de autor desta fase do Projeto são os estudantes.

A equipa refletiu sobre questões inicialmente apresentadas pelo facilitador, nomeadamente:

  • Como estabelecer níveis de literacia energética adequados para o público? 
  • Como avaliar esses níveis? 
  • O que fazer para desenvolver os níveis de literacia energética considerados adequados no público? 
  • De que modo as ações para incrementar a literacia energética podem induzir um comportamento mais sustentável em termos de produção de energia e de consumo?

Recorrendo-se ao processo de cocriação foi possível selecionar os consumidores/clientes comuns, prevalecendo sobre os consumidores da indústria, como o grupo-alvo para responder a um inquérito sobre literacia energética por terem menos conhecimento sobre estes temas do que os consumidores institucionais.

Através da pesquisa intensa realizada e do debate semanal, recorrendo-se a diversas plataformas digitais, a equipa correspondeu às técnicas de facilitação utilizadas como o brainstorming no processo de cocriação de um inquérito com vinte perguntas direcionado para o público consumidor/cliente português, elaborado em consonância com os níveis de literacia que se definiram como sendo os adequados para avaliar o público indicado. Salientam-se o apoio e aconselhamento prestados pelos parceiros da PCBC na realização do inquérito referido.

O questionário referido foi divulgado essencialmente através das redes sociais e por email, com contribuição de todos os parceiros do Projeto. Obteve-se respostas de cerca de 90 inquiridos num período de uma semana, de um modo aleatório, no princípio de dezembro de 2022, das quais mais de 50% são do género masculino.

Reportam-se as conclusões mais importantes que resultam da análise das respostas ao inquérito:

  • A maioria dos clientes considerou que uma melhor disseminação da informação sobre o mercado da energia deverá ser realizada pelos meios de comunicação social e em segundo lugar que a informação terá de estar simplificada e ser de fácil compreensão em boletim enviado por email junto à fatura, pelos fornecedores de energia. A divulgação através das redes sociais e de canais de comunicação como o You Tube e podcasts registou um menor número de respostas.
  • Os clientes não pretenderam pagar mais por energia limpa diretamente, mas a maioria considerou adquirir equipamentos ou viaturas mais eficientes num futuro próximo, contribuindo assim para uma melhor eficiência energética (60% em ambas as respostas).
  • Mais de 75% dos clientes mostraram a vontade de serem produtores autónomos e sustentáveis de energia renovável com base no apoio total público ou privado.

Os resultados obtidos no inquérito evidenciam que os consumidores estão conscientes da importância de um comportamento sustentável na produção e consumo de energia, reconhecendo o seu desconhecimento sobre estas temáticas, nomeadamente no que se refere ao cálculo do preço da energia e aos fatores que o influenciam, assim como à regulação do mercado energético. A maioria não pretende investir diretamente o seu próprio dinheiro para permitir o desenvolvimento do percurso para a obtenção de energia descarbonizada e não poluída.

As primeiras soluções que se apresentam para aumentar a literacia energética nos consumidores/clientes portugueses, no âmbito deste processo de cocriação e inovação, compreendem a saber:

  • Programas de televisão e rádio, que incluam fóruns, debates atrativos, concursos sobre literacia energética, patrocinados por entidades estatais, mas também por empresas do setor energético, a serem emitidos em horário nobre.
  • Criação de plataformas amigáveis com conteúdos empolgantes sobre literacia energética, acessíveis por apps.

Os participantes do Projeto pretendem iniciar brevemente a segunda fase dos trabalhos que incidirá sobre o desenvolvimento das soluções a implementar para se obter o incremento da literacia energética nos consumidores portugueses.