A BusinessEurope, organização que congrega as confederações empresariais de 34 países europeus, lançou recentemente um documento onde toma posição sobre o tema da "mobilidade com baixas emissões" e propõe, como resultado de uma análise bastante completa, algumas políticas gerais, mas também ações específicas, de maximização dos benefícios da transformação da mobilidade em curso. Ressalvando novas soluções que poderão sempre surgir no futuro, este documento lista de forma extensiva, a evolução tecnológica e a melhoria da eficiência, dos combustíveis e dos motores, que nos poderão conduzir a uma economia com mobilidade de baixas emissões.
Realçando o facto do sector dos transportes contribuir com 548 mil milhões de euros ou 4,8% para o PIB da EU, representar mais de 11 milhões de empregos diretos e 11,4 milhões em setores relacionados com o serviço de transporte, 12,6 milhões dos quais estão no setor automóvel, setor este que investe anualmente 50 mil milhões de euros em inovação, mais do que qualquer outro setor, este documento apresenta as seguintes mensagens chave:
- Tanto na Europa como em todo o mundo, reconhece-se de uma forma geral a necessidade de se efetuar uma transição para uma mobilidade com baixas emissões, implicando transformações que afetarão todas as cadeias de valor.
- Independentemente do modo de transporte, todas as tecnologias, combustíveis e eficiências possíveis deverão poder competir entre si para que se possa alcançar uma mobilidade com baixas emissões na Europa ao menor custo. Se sabemos para onde queremos ir, todos deverão poder fazer parte da solução e contribuir para lá chegar.
- É necessária uma abordagem integrada, com avaliações de impacto que tenham em conta os custos e benefícios ambientais, as implicações no emprego e na segurança do aprovisionamento. É portanto vital, pensar a mudança para uma economia de mobilidade com baixas emissões mantendo a competitividade da Europa e sem adicionar riscos geopolíticos.
- De forma a estimular, em vez de prejudicar a inovação, qualquer nova legislação deverá concentrar-se na aplicação do Princípio da Inovação e disponibilizar um sistema de financiamento capaz de criar massa crítica para o desenvolvimento de novas ideias.
- Dada a escala dos desafios, que são de natureza ambiental, socioeconómica e geopolítica, é crucial que as empresas e outras partes interessadas sejam fortemente incluídas na definição de novas políticas para a mobilidade com baixas emissões, para salvaguarda da aceitação pública e da competitividade europeias. A cooperação internacional será também um imperativo.
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