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Notícias

26/09/2022

Carta Conjunta sobre as normas de emissões de CO2 dos Veículos Ligeiros

Energia e Clima
A FuelsEurope publicou a seguinte carta conjunta assinada por múltiplas partes interessadas (entre os quais a Apetro),e e que será dirigida aos decisores políticos Europeus, através da qual se apela ao reconhecimento urgente dos Combustíveis de Baixo Carbono como uma solução complementar à eletrificação.

A carta expressa o seguinte:

"Standards de CO2 para carros e carrinhas: fabricantes de automóveis, indústria de autopeças e fabricantes de combustível pedem negociações em trílogo, para poderem implementar integralmente o resultado da Abordagem Geral do Conselho e permitir, após 2035, que os veículos ICE registados funcionem, exclusivamente, com combustíveis neutros em CO2.

Nós, empresas de automóveis, empresas fabricantes de combustíveis e associações industriais, estamos a planear o nosso futuro industrial para ser totalmente consistente com a meta de neutralidade climática, de 2050, para a Europa. Mas as nossas preocupações são crescentes, de que o caminho limitado fornecido pela proposta da Comissão, de um regulamento sobre “reforço das normas de desempenho das emissões de CO2 para novos automóveis de passageiros e novos veículos comerciais ligeiros em consonância com a crescente ambição climática da União”, com o seu atual teste e protocolo de certificação, crie riscos desnecessários; industrial, económico, social e em termos de reduções de GEE atrasadas. Todos nós apoiamos plenamente que a eletrificação seja a principal tecnologia para a descarbonização do transporte ligeiro rodoviário. No entanto, os recentes desenvolvimentos geopolíticos sublinharam as incertezas relacionadas com o caminho para a eletrificação total de carros novos, até 2035.

Desde a publicação, em julho de 2021, da proposta da Comissão para padrões de CO2 em carros e carrinhas, o cenário geopolítico mudou drasticamente, com implicações nas dependências de energia e matérias-primas. É provável que isso tenha um impacto na velocidade e na eficiência económica da eletrificação da nova frota de veículos ligeiros. Em particular:

  • aumento dos preços das matérias-primas para as baterias, e as restrições de abastecimento irão comprometer a disponibilidade de carros, a preços acessíveis, para muitos cidadãos e, portanto, atrasar o volume de negócios de frota. Esses riscos aumentam a procura por combustíveis fósseis e desaceleram o ritmo de redução das emissões de gases de estufa (GEE);
  • acesso às matérias-primas necessárias para as baterias é um desafio devido às preocupações com a redução da dependência de fontes não pertencentes à UE;
  • em resposta à crise energética, que está a reformular a política energética na Europa, a intensidade média de GEE da eletricidade da UE está potencialmente a aumentar, já que se espera que o uso de carvão cresça. Não há garantia de que teremos eletricidade renovável suficiente, para atender à procura crescente do transporte eletrificado, com o risco de que o consumo marginal de eletricidade possa vir até mesmo do carvão. As atuais normas veiculadas, baseadas apenas nas emissões de escape, não impedem isso, em detrimento da redução geral das emissões de GEE;
  • a implementação de infraestruturas de carregamento em toda a Europa está a aumentar, mas ainda não está garantida uma rede de carregamento suficientemente densa em toda a UE. Isso cria incerteza que impede muitos motoristas de mudar para a “eletromobilidade”;
  • a publicação da avaliação de impacto da Comissão em setembro de 2020 abordou apenas brevemente algumas dessas questões, embora os desenvolvimentos recentes as tenham tornado críticas.

A situação atual exige que haja um difícil repensar, dos pressupostos de longa data, sobre a melhor forma de alcançar a neutralidade climática em 2050, garantindo uma transição justa da indústria da UE. Nesse sentido, todas as soluções capazes de reduzir as emissões de GEE devem ser consideradas.

A indústria de combustíveis estabeleceu que a produção de combustíveis fósseis sustentáveis, avançados e sintéticos livres pode ser aumentada. Um facilitador necessário para que isso ocorra é o claro reconhecimento na regulamentação e na sociedade de que os veículos ICE, HEV e PHEV que usam exclusivamente combustíveis renováveis e sintéticos sustentáveis, podem ter uma pegada de GEE muito baixa, ou até mesmo totalmente neutra em relação ao clima. Volumes significativos podem ser produzidos a partir de matérias-primas de resíduos, e de energia renovável proveniente da UE e importada. Estudos académicos altamente credíveis demonstram que esta combinação pode igualar a dos VEs em termos de descarbonização do transporte rodoviário."

CONSULTE A CARTA ORIGINAL AQUI.