A Concawe lança estudo sobre a “Avaliação de veículos híbridos plug-in em condições reais”, que visa fornecer dados sobre o consumo de energia e as emissões de Gases Efeito de Estufa (GEE).
Avaliar o desempenho energético e as emissões de Veículos Híbridos Plug-in (PHEVs) no mundo real é complexo. Primeiro, devido à complexidade da combinação entre propulsão térmica e elétrica, segundo, porque os resultados da sua avaliação são extremamente sensíveis às condições de condução, seja antes (por exemplo, comportamento de carregamento) ou durante a condução (por exemplo, distância percorrida).
O estudo é baseado numa extensa campanha experimental, onde foram selecionados dois PHEVs (Euro 6d), com o objetivo de avaliar e comparar os consumos de energia (em termos de eletricidade e combustível), as emissões de CO2 e os poluentes emitidos, para as seguintes configurações:
As medições experimentais permitiram calibrar os modelos de simulação energética. Por fim, foi proposto um método matemático de ponderação de cada uma das utilizações simuladas de acordo com sua representatividade de uso real, baseado em estatísticas de utilização em termos de distância diária percorrida e temperatura.
A avaliação das emissões de GEE do ciclo de vida completo dos PHEVs considerando as emissões de produção do veículo e as emissões Well–To–Tank (WtT) dos transportadores de energia serão abordadas num estudo posterior.
Saiba mais sobre os resultados do relatório nº10/22 da Concawe