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03/03/2022

Eletrificação e combustíveis de baixo carbono são chave para acelerar a descarbonização da mobilidade

Energia em evolução
O estudo “Mobilidade de baixo carbono com combustíveis renováveis – acessibilidade e disponibilidade dos veículos de passageiros para os consumidores da UE" conclui que apenas uma combinação de eletrificação e outras opções de tecnologia de baixo carbono para veículos de passageiros permitirá uma descarbonização mais rápida do transporte rodoviário, beneficiando simultaneamente a economia europeia, o seu sistema industrial e toda a sociedade.

No contexto da transição energética para a neutralidade climática da indústria refinadora europeia, a FuelsEurope encomendou o estudo “Mobilidade de baixo carbono com combustíveis renováveis – acessibilidade e disponibilidade dos veículos de passageiros para os consumidores da UE".

Este estudo, elaborado pela consultora independente studio Gear Up, aborda os impactos sociais e as consequências da eletrificação exclusiva da frota de veículos de passageiros para os cidadãos da UE, comparando a utilização de combustíveis líquidos de baixo carbono como uma das opções para veículos de passageiros, e avaliando os impactos económicos destes combustíveis.

A consultora concluiu ainda que os cerca de 30 milhões de veículos de zero emissões estimados na Europa para 2030, número considerado pela Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, terão um modesto impacto na redução dos GEE face às metas ambiciosas propostas no sector dos transportes rodoviários (-55% em 2030). Nesse sentido, impactos maiores resultariam da combinação entre o aumento da eficiência dos novos veículos a motor de combustão interna (Euro 6) e a utilização alargada dos combustíveis renováveis.

O relatório demonstra que as atuais ações políticas baseiam-se num portfólio incompleto de tecnologias, o que aumenta os custos de mitigação para os consumidores, estados-membros e a economia da UE em geral.

Uma combinação mais alargada de tecnologias durante a transição energética permitirá uma abordagem mais resiliente face aos desafios de implementação da eletrificação na mobilidade, tais como a disponibilidade limitada de matérias-primas, o acesso a infraestruturas de carregamento e a aceitação do público.

Consulte o estudo completo no seguinte link.