
No evento de lançamento do BP Energy Outlook 2025, que reuniu especialistas e decisores para debater as tendências energéticas até 2050, o Secretário-Geral da EPCOL, António Comprido, sublinhou que “devemos apostar mais nos combustíveis renováveis”, considerando-os “uma alternativa segura aos atuais combustíveis fósseis, já que iremos continuar a precisar de combustíveis líquidos e gasosos, a par da eletricidade”.
O BP Energy Outlook 2025 propõe dois cenários — Current Trajectory e Below 2°C — para explorar os caminhos possíveis da transição energética global. O relatório aborda temas como a crescente eletrificação dos sistemas energéticos, a evolução da procura de petróleo e gás, e as incertezas políticas e tecnológicas que poderão condicionar esta evolução.
Durante o debate, foram discutidos fatores críticos como a segurança energética, a eficiência no uso de energia e os riscos de uma descarbonização demasiado acelerada sem adequadas salvaguardas. A intervenção de António Comprido procurou dar voz à necessidade de conciliar a ambição climática com a estabilidade social e o realismo tecnológico.
Consulte aqui o BP Energy Outlook 2025.