A descarbonização do transporte rodoviário pesado é um desafio. O último relatório da Concawe é resultado de um trabalho desenvolvido pelo IFP Energies Nouvelles, com o objetivo de identificar novas vias até 2030 para combustíveis líquidos sustentáveis, particularmente para caminhões pesados.
Este estudo é uma extensa revisão bibliográfica, contribuindo para avaliar os pontos fortes e fracos relacionados as futures e existente vias dos combustíveis líquidos em três grandes tópicos:
- Os caminhos gerais de produção de combustível a partir dos recursos, processos e componentes renováveis;
- O desempenho dos combustíveis renováveis por meio de testes de motor e comportamento de mistura;
- A análise do ciclo de vida e avaliação técnico-econômica dos caminhos selecionados.
O resultados do estudo contribuíram para esclarecer as oportunidades e limitações relacionadas com o desenvolvimento de um novo combustível renovável, semelhante ao diesel. Três principais restrições foram identificadas para o desenvolvimento de novos caminhos para a produção de combustível sustentável:
- A disponibilidade de matéria-prima sustentável no horizonte de 2030;
- O desfasamento entre processos dedicados à de conversão de combustível sustentável. Para certas rotas os processos estão potencialmente maduros, enquanto para outras requerem importantes investimentos e tempo para serem desenvolvidos, o que pode não ser compatível com a meta de 2030;
- A avaliação das capacidades “drop-in” dos combustíveis sustentáveis. Esta avaliação permanece parcial para a maioria, exceto para os bem conhecidos produtos renováveis convencionais. Esta avaliação inclui uma análise da compatibilidade geral com as especificações de combustível atuais e o seu impacto no hardware e emissões do motor/veículo.
As 15 partes interessadas auscultadas, pertencentes à produção de combustível, logística de combustível, fabricação de motores, operação de frota ou representantes de autoridades públicas, destacam o papel significativo que os combustíveis líquidos renováveis terão na descarbonização do transporte comercial no curto prazo e nas próximas décadas.
» Estudo completo disponível no website da Concawe.