Vai-se iniciar em Londres, um teste com um tradicional táxi londrino, a funcionar a GPL. Se for bem sucedido, a sua utilização poderá ser aprovada pela “Transport for London” no final deste ano. O projeto será implementado pela Autogas Ltd., que tem a maior rede de postos de abastecimento de GLP Auto do Reino Unido.
O veículo de ensaio viu o seu motor diesel substituído por um motor a gasolina convertido para funcionar a GPL Auto. O táxi vai operar para a “Epsom Cars and Cabs”, funcionando 24 horas por dia de forma a acelerar o processo, que inclui um teste de durabilidade de 10.000 milhas.
A Autogas Ltd. acredita que a conversão se vai tornar popular entre os proprietários dos “táxis pretos”, que poderão prolongar a vida útil dos seus veículos por mais cinco anos. Atualmente, Londres impõe um limite de idade de 15 anos para os táxis a gasóleo mas, com conversões de GLP aprovadas, podem ir até aos 20 anos de idade.
A partir de 2018, todos os novos carros de praça de Londres terão que ter zero emissões, como parte do esforço da cidade para reduzir a poluição atmosférica. Os primeiros testes de emissão realizados em Millbrook demonstraram que a tecnologia de GLP produz 80% menos emissões de NOx em comparação com uma versão a gasóleo, bem como uma redução de 99% das partículas metálicas.
Segundo
Paul Oxford, responsável pelo desenvolvimento do negócio da Autogas Ltd. "Ao converter para um sistema de GPL aprovado, os taxistas podem obter mais cinco anos de serviço do veículo, bem como reduzir drasticamente a poluição do ar e fazer economias substanciais em custos de combustível. Os motoristas também terão melhores condições de trabalho, e os passageiros terão viagens mais confortáveis, porque o motor é extremamente silencioso e com pouca vibração em relação ao seu equivalente diesel".
16/08/2016