Foi recentemente publicado pela Concawe, o “braço Técnico e Científico“ da FuelsEurope, Associação Europeia da Indústria da Refinação, o Concawe Review 30.2., no qual constam quatro interessante artigos:
O primeiro artigo resume um estudo que a Concawe encomendou ao Imperial College London Consultants, que avalia a potencial disponibilidade de biomassa sustentável na Europa, e o consequente potencial de produção de biocombustíveis.
O segundo artigo resume um estudo que a Concawe realizou para avaliar o potencial teórico, a partir de agora e até 2050, para a produção de Combustíveis Líquidos de Baixo Carbono no sistema de refinação da UE, em termos de volumes totais, número de refinarias necessárias, contribuição para a redução de emissões de GEE no transporte (seguindo uma abordagem do poço às rodas) e o nível de investimento necessário para a transformação da indústria de refinação.
O terceiro artigo refere-se a um estudo realizado por um consórcio composto pelo IFPEN, Sintef e Deloitte, a pedido da Concawe e outros stakeholders (associações e empresas atuantes nas cadeias de valor de baixo carbono e do hidrogénio renovável), e fornece uma análise abrangente da dinâmica da transição energética europeia e da contribuição do hidrogénio renovável e de baixo carbono para os objetivos climáticos europeus.
O quarto artigo aborda a utilização de misturas de gasolina, diesel e etanol ('dieseline') em motores de combustão de baixa temperatura, usando ignição por compressão.
Convidamo-lo a ler esta interessante Revista