O estudo JEC WTW, que avalia a utilização de energia e as emissões de GEE do combustível rodoviário e as configurações dos trens propulsores no contexto europeu atual e em 2030, foi levado a cabo pelo consórcio JEC, que é uma colaboração de longa data entre o Joint Research Center da Comissão Europeia, a EUCAR (Conselho Europeu para Pesquisa e Desenvolvimento Automóvel) e a Concawe (Associação Europeia de empresas petrolíferas para o meio ambiente, a saúde e a segurança na refinação e distribuição).
A integração das vias WTT (Well-To-Tank) consideradas, foram estabelecidas com base numa lista de critérios explicados na seção 2,5, permitindo o relatório que o leitor tenha acesso a comparações adicionais, referindo o WTT e o TTW (Tank-To-Wheels) individualmente.
Esta versão número 5 do WTW, concentra-se na avaliação dos balanços de energia e GEE para as diferentes combinações de combustível e motorizações no transporte rodoviário, contemplando pela primeira vez o setor do transporte rodoviário pesado, alargando assim o âmbito das versões anteriores do estudo, para além do setor automóvel de passageiros.
É importante realçar que, embora o estudo “JEC WTW” seja baseado na Avaliação do Ciclo de Vida, não pretende ser um estudo LCA (Life Cycle Assessment) completo, não considerando, e de acordo com âmbito acordado, a energia e as emissões envolvidas na construção das instalações, na produção dos veículos ou noutros aspetos relativos ao fim da sua vida útil, concentrando-se nas fases de produção de combustíveis e utilização de veículos que são, reconhecida e atualmente, os maiores contribuintes para o consumo de energia e para as emissões de GEE.
Consulte AQUI, este interessante estudo.