A Fundação Moeve celebrou, em Lisboa, a 20ª edição dos Prémios ao Valor Social, na qual reconheceu o trabalho de três iniciativas sociais que se juntam aos vencedores das edições de Madrid, Huelva, Campo de Gibraltar e Canárias. A Fundação dotou os vencedores com até 25.000 euros, atingindo 375.000 euros no montante global, para ajudar ao desenvolvimento da sua atividade.
As organizações premiadas em Lisboa foram as seguintes: A Cruz Vermelha (Delegação de Braga) com o seu projeto “Ponto Cruz” – Capacitar para Incluir, a Associação de Solidariedade Subud com o seu projeto do Centro de Acompanhamento Individual e a Associação Mais Proximidade Melhor Vida com o seu projeto ConVida.
Estes 3 projetos sem fins lucrativos foram distinguidos com um valor de 75 mil euros.
De acordo com Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Comunicação & Marketing da Moeve “No 20.º aniversário dos Prémios Ao Valor Social, distinguimos estes três projetos sem fins lucrativos que ambicionam gerar um impacto real e duradouro no bem-estar das pessoas e, simultaneamente, contribuir para a transição energética. Os Prémios ao Valor Social são um pilar fundamental da nossa cultura e valores corporativos pois promovem a solidariedade, a inclusão e a equidade, mas também uma transição ecológica justa.”
O projeto “Ponto Cruz” – Capacitar para Incluir da Cruz Vermelha (Delegação de Braga) promove a inclusão social de idosos e desempregados de longa duração (mais de 50 anos) da cidade de Braga, capacitando-os na customização de peças de vestuário da loja social 'Ponto Vermelho', e simultaneamente proporcionando-lhes competências pessoais, sociais e profissionais que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida, reforçando o seu sentido de pertença e promovendo a sua integração na comunidade.
Já o Centro de Acompanhamento Individual da Associação de Solidariedade Subud é um serviço gratuito para as famílias que frequentam os serviços sociais da Associação na Creche, Pré-escolar e CATL, permitindo que as famílias vulneráveis tenham acesso ao apoio de que necessitam. Com uma equipa multidisciplinar que inclui profissionais das áreas de Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade e Serviço Social, o CAI oferece um suporte completo e personalizado, assegurando um acompanhamento especializado e abrangente.
Por último, o projeto ConVida da Associação Mais Proximidade Melhor Vida surge como resposta à problemática da solidão e isolamento indesejado e prevê acompanhar 120 beneficiários, visando a redução do sentimento de solidão e isolamento sentido pela população idosa.
Os Prémios Ao Valor Social, uma das iniciativas mais importantes da Fundação Moeve, são destinados a promover projetos e iniciativas que melhoram o bem-estar das pessoas e das comunidades. Desde a criação dos Prémios ao Valor Social em Huelva, em 2005, foram apresentados 5.603 projetos, dos quais 512 foram premiados e receberam mais de 5,25 milhões de euros da Fundação.
Eis as instituições vencedoras da 20ª edição dos Prémios Ao Valor Social:
Portugal
Madrid
Campo de Gibraltar
Huelva
Canarias