Foram ontem apresentados os resultados do ECSI Portugal (European Customer Satisfaction Index – Portugal) na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Este Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. Em Portugal, desde 1999, o estudo é realizado em conjunto pela NOVA IMS, pela APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade) e pelo IPQ (Instituto Português da Qualidade).
Em 2018, à semelhança do que aconteceu em edições anteriores, o estudo abrangeu 16 Sectores (subsetores) de atividade económica: Banca; Seguros; Energia - Combustíveis, Gás em Garrafa, Gás Natural, Eletricidade, Dual (gás natural e eletricidade); Comunicações - Serviços Postais, Serviço Telefónico Fixo, Serviço Telefónico Móvel, Televisão por Subscrição, Internet Fixa, Internet Móvel; Transportes Públicos de Passageiros - Área Metropolitana de Lisboa e Área Metropolitana do Porto, e Águas. Nesta edição foram entrevistados um total de 15344 clientes, de 62 empresas.
É com particular satisfação que constatamos que o Gás em Garrafa e os Combustíveis atingiram o 1º lugar e o 3º lugar, respetivamente, no ranking do Índice de Satisfação dos Clientes. Foram os dois setores que apresentaram uma menor taxa de reclamações (%) e os que apresentaram a melhor pontuação em termos do índice de lealdade dos clientes.
Atingiram também a melhor pontuação em termos do indicador Net Promoter Score (NPS), metodologia criada com o objetivo de realizar a medição do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa, considerando o “quanto cada um dos clientes recomendaria uma determinada marca a um amigo”.
Quanto ao Setor da Energia, é com orgulho que congratulamos a nossa Associada OZ Energia, que manifestou o melhor desempenho no subsetor do Gás em Garrafa.