O Governo espanhol decidiu prorrogar até 31 de dezembro de 2023 a bonificação do combustível para o setor do transporte rodoviário profissional, e o montante dependerá do tipo de combustível utilizado pelo veículo.
A título de exemplo, no caso dos veículos pesados de mercadorias com uma massa máxima autorizada ≥ 7,5 toneladas e que funcionem a Autogás, GNC ou GNL, receberão 1845 euros, enquanto o mesmo veículo movido a gasóleo e domiciliado nas Ilhas Canárias, Ceuta ou Melilha receberá 1350 euros. O mesmo tipo de camião movido por qualquer outro tipo de combustível obterá apenas 500 euros.
Esta política de beneficiar os veículos menos poluentes, entre os quais o Autogás, começou em 2016, quando a Direção Geral dos Transportes de Espanha lançou um sistema de classificação de veículos com base nas suas emissões, diferenciando facilmente, através de 4 selos ambientais, os veículos mais ecológicos dos mais poluentes e restringindo até, nalguns casos, a sua circulação pelo centro das grandes cidades.
Os veículos com o rótulo “ECO” é utilizado por automóveis de passageiros, carrinhas ligeiras, veículos com mais de 8 lugares e veículos de transporte de mercadorias classificados no Registo Automóvel como veículos híbridos plug-in com menos de 40 km de autonomia, híbridos não plug-in, veículos movidos a Gás Natural (GNV), bem como os movidos a Autogás.
Consulte esta e outras notícias na newsletter Autogas Today