Em complemento da análise do mercado dos combustíveis rodoviários no 2º trimestre de 2024 (Informação nº 173), apresentamos a adenda a esta Informação com a evolução do consumo dos lubrificantes no mesmo trimestre, no homólogo e no anterior, com base em dados publicados pela Sogilub. Estes valores incluem os lubrificantes novos introduzidos no mercado diretamente, excluindo os óleos incorporados em veículos/equipamentos.
Principais conclusões:
O consumo dos lubrificantes novos introduzidos no mercado diretamente, (excluindo os óleos incorporados em veículos/equipamentos), no 2º trimestre de 2024 atingiu um total de cerca de 17,8 milhares de toneladas[1]. Em relação ao trimestre homólogo desceu 683 toneladas (-3,7%) e em relação ao trimestre anterior subiu 957 toneladas (5,7%)[2].
Em relação aos valores anuais acumulados, até ao 2º trimestre de 2024, o consumo total de lubrificantes desceu 8,3% face ao período homologo[3].
1,2,3 - Os dados não são definitivos, estão sujeitos a correção, devido à ausência de reporte de um PRON (Produtor de Óleos Novos).
Consulte aqui a Informação nº176.