Às diversas marcas automóvel que comercializam modelos com versões a GPL em Portugal, juntou-se agora a Renault, através do Clio TCe 90 Bi-Fuel LIMITED.
Este modelo, à semelhança de outros disponíveis no mercado, dispõe de dois sistemas de injeção específicos, assim como de um depósito de combustível para gasolina (45 litros) e outro para GPL (33,6 litros). O arranque do motor ocorre sempre através da combustão de gasolina, passando, de forma automática e, ao fim de alguns segundos para GPL, em função da temperatura do motor.
Tal como a Apetro tem referido, face aos atuais preços dos combustíveis tradicionais, a solução do GPL apresenta-se como uma opção inteligente, tanto económica como ambientalmente, ultrapassados que estão os estigmas associados a este tipo de motorização que, até há não muito tempo, obrigavam ao uso discriminatório de um dístico azul e interditavam o acesso a parques de estacionamento subterrâneos.
Uma das vantagens ambientais do GPL Auto são as emissões insignificantes de partículas sólidas (“black carbon”) e de NOx sendo portanto particularmente recomendável a sua utilização em áreas urbanas, dado que o seu uso reduz de forma radical a presença de certo tipo de poluentes. O GPL Auto caracteriza-se ainda por não ser tóxico e por não produzir qualquer impacto no solo, na água ou em aquíferos no subsolo, já que não constitui resíduos que possam contaminar esses sistemas naturais, sendo de realçar que o GPL Auto (composto principalmente por propano e butano) não é considerado um gás causador do efeito de estufa pelo IPCC (International Panel on Climate Change).
Sob o ponto de vista económico, O GPL Auto permite uma poupança significativa de custos para as famílias e empresas. Segundo a Renault, o maior investimento inicial na referida versão a GPL (mais 1.250€) é diluído pouco depois de cumpridos os primeiros 35.000 km de utilização, graças ao preço de venda mais favorável do GPL.
Estima-se que em Portugal circulem cerca de 50.000 veículos a GPL, que podem abastecer numa rede sólida e em crescimento, constituída atualmente por 383 postos de abastecimento que cobrem todo o território Continental.