A Liquid Gas Europe lançou hoje a sua Visão para o GPL Auto, que inclui os resultados de um recente estudo da TM Leuven, que avalia os impactos sociais e ambientais resultantes de um aumento de quota de mercado de GPL Auto (GLP para transporte rodoviário) até 2050.
Apesar dos ganhos resultantes da eficiência de combustível, as emissões provenientes do setor de transportes, cuja procura continua a aumentar, ainda representam cerca de um quarto das emissões de GEE da Europa e são a principal causa de poluição do ar nas cidades. Alternativas de baixas emissões, usando a infraestrutura existente, são urgentemente necessárias para enfrentar, de imediato, esses desafios críticos de mobilidade.
O GPL Auto é o combustível alternativo número um na UE, com 8 milhões de veículos e 31.000 postos de abastecimento. O GPL Auto é um combustível limpo, seguro e disponível. Emite menos CO2 e muito menos emissões de poluentes, como o NOx, sendo em muitos países, tal como acontece em Portugal, consideravelmente mais barato do que a gasolina ou o gasóleo.
Além disso, a conversão de veículos existentes para GPL Auto é acessível para o consumidor e é uma solução económica para acelerar os esforços de redução de emissões no transporte rodoviário, a partir do parque automóvel atual.
Enquanto o desenvolvimento do mercado da mobilidade elétrica e outras opções como os combustíveis sintéticos estão em desenvolvimento, as oportunidades para diminuir a pegada de carbono e a poluição nos transportes precisam de ações urgentes e imediatas. O estudo da TM Leuven mostra claramente que as reduções acumuladas de emissões, no cenário de crescimento projetado para 2050, equivaleriam a benefícios ambientais e sociais de 18,7 mil milhões de euros, valor este que é mais de quatro vezes o PIB anual da Bélgica.
Finalmente, a economia de GLP Auto não ocorre à custa da mobilidade elétrica ou de outras alternativas, pois na verdade complementa-as. “O GLP pode apoiar estratégias de mitigação da qualidade do ar a curto e médio prazo até que as vendas de veículos com emissão zero aumentem”, diz Samuel Maubanc, Secretário-Geral da Liquid Gas Europe. “A indústria de GLP também está a investir e comercializar o BioGPL, um combustível renovável com potencial de redução de emissões futuro ainda maior, que pretende ser neutro em carbono até 2050.”
Conheça aqui a visão do GPL Auto.