São definidos como pesados, os veículos de transporte de mercadorias de mais de 3,5 toneladas (camiões) ou veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares (autocarros), constituindo uma frota muito heterogêneo, com veículos que têm diferentes utilizações e ciclos de condução, existindo até várias categorias nos diferentes segmentos como é o caso dos camiões que incluem o longo curso, o regional, a entrega urbana e a construção.
O objetivo da estratégia é identificar uma abordagem que possibilite a redução das emissões de CO2 dos veículos pesados de uma forma custo eficiente e proporcionada para as partes interessadas e para a sociedade em geral. A estratégia visa proporcionar aos fabricantes e outras partes interessadas, um enquadramento político claro e coerente, indicando a provável a evolução da regulamentação, o que irá facilitar a tomada de decisão e o planeamento dos investimentos.
De acordo com a avaliação de impacto que sustenta a estratégia, os veículos pesados representam cerca de um quarto das emissões do transporte rodoviário e cerca de 5% do total das emissões de CO2 da UE - uma parcela maior do que a aviação ou o transporte marítimo internacional. No entanto, estes números são estimativas, dado que as emissões dos veículos pesados não estão a ser registadas nem monitoradas.
Antes de estabelecer limites, há portanto que construir uma base de dados robusta, que reflita o nível atual de emissões de CO2 dos veículos pesados. É por isso que o foco da estratégia a curto prazo incide no registo, monotorização, fornecimento e comunicação dessas emissões, com o objetivo de reduzir o défice de conhecimento atual e fornecer informação mais transparente aos vários atores. Maior transparência irá estimular a concorrência, com base no desempenho energético real dos veículos. Estabelecer limites de CO2 para os veículos pesados será uma opção para o médio e longo prazo, que terá de ser completamente avaliada no momento oportuno.
Apetro 22/04/16