Alguns dias atrás, o trabalho da Ricardo para a T&E (Transport & Environment) foi citado em vários artigos em toda a Europa.
Acreditamos que existem conclusões importantes que foram omitidas.
Primeiro, devemos reconhecer que a Ricardo produziu, mais uma vez, um excelente trabalho, tal como já o havia feito muitas vezes para a Comissão Europeia, T&E, FuelsEurope, fabricantes de automóveis e outras entidades. Este mais recente trabalho mostra que os novos carros a gasóleo são de facto notavelmente limpos, satisfazendo largamente o padrão Euro 6, graças à Tecnologia Europeia de Emissões (Euro 6d temp), que é uma verdadeira história de sucesso.
O relatório da T&E pode levar a crer que há um grande problema. A explicação de Ricardo é mais completa e conclui que “após ponderar os resultados, todas as emissões gasosas reguladas e as PM [em massa e em número de partículas] estavam confortavelmente em conformidade com os limites do Euro 6. ………… [ponderado] PM aumentam significativamente [devido ao processo de regeneração], mas desde um nível inicial muito baixo, para pouco mais de 1 mg / km, o que representa ainda menos de 20% do valor limite ”.
A FuelsEurope acredita que o processo de regeneração do DPF (Filtro de Partículas) deve ser mais bem abordado nos protocolos de teste.
No entanto, as conclusões permanecem muito convincentes sobre o notável progresso feito pelos fabricantes de automóveis Europeus no desenvolvimento de uma tecnologia de motores a gasóleo muito limpa.
Veja AQUI o estudo da Ricardo.