Como parte do Green Deal Industrial Plan, a Comissão Europeia propôs ontem o Net-Zero Industry Act, com o objetivo de aumentar e fortalecer a resiliência e a competitividade da produção de tecnologias de emissões líquidas zero na EU, tornando o sistema energético europeu mais seguro e sustentável.
Reconhecendo o Net Zero Industry Act como um passo na direção certa, na medida em que tem como objetivo criar as condições para uma rápida aceitação das tecnologias necessárias para uma transição para uma economia climaticamente neutra, e congratulando-nos com a inclusão de combustíveis alternativos sustentáveis na lista de “tecnologias com emissões líquidas zero”, lamentamos que se limitem estritamente aos utilizados no transporte marítimo e na aviação.
A integração de combustíveis renováveis e com baixo teor de carbono para o transporte rodoviário proporcionaria benefícios e sinergias importantes, permitindo explorar todo o potencial dessas tecnologias para um futuro com emissões liquidas zero nos transportes.
Contudo, embora tenham sido incluídos na lista de “tecnologias com emissões líquidas zero e reconhecida, portanto, a importância dos combustíveis renováveis de origem não biológica e CCUS, achamos questionável a sua exclusão em termos de acesso a incentivos e a processos de licenciamento acelerados, previstos para tecnologias consideradas “estratégicas”, pois a UE precisa de liderar o desenvolvimento dessas tecnologias, de forma a alcançar uma descarbonização eficiente e rápida dos transportes e de outros setores da economia, reforçando simultaneamente a segurança de abastecimento da EU.
Leia o comunicado de imprensa sobre esta matéria, emitido pela nossa congénere europeia FuelsEurope.