ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Notícias

10/09/2024

O relatório Draghi faz soar o alarme sobre o desaparecimento da posição competitiva da UE

Energia e Clima

A EPCOL subscreve o apoio da FuelsEurope ao novo relatório de Mario Draghi, intitulado “O Futuro da Competitividade Europeia”. Este documento salienta corretamente os riscos para a economia da UE e para o bem-estar dos cidadãos, se não for adoptada uma estratégia industrial coordenada, políticas de execução e medidas de apoio para restaurar a competitividade da UE.

O futuro da UE está irremediavelmente ligado a uma indústria comunitária competitiva na economia global, e o seu fracasso terá impacto a longo prazo na nossa economia e no nosso bem-estar social. O relatório Draghi delineia oportunamente três ações principais - colmatar o fosso da inovação em relação aos EUA e à China, um plano conjunto para a descarbonização e a competitividade, e aumentar a segurança e reduzir as dependências - que a Europa deve tomar para evitar esta situação.

A competitividade, a inovação, uma melhor regulamentação, a descarbonização, a redução das dependências e investimentos substanciais, que estão no centro do relatório de Mario Draghi, são estímulos cruciais para a transformação da indústria da UE”, afirmou Liana Gouta, Diretora-Geral da FuelsEurope. Ela acrescentou “O nosso sector publicou em junho de 2024 o seu Mais do que um Manifesto.... uma Oferta para a Europa que descreve como os vários incentivos descritos no relatório do Professor Draghi tornarão a indústria transformadora de combustíveis e a UE mais resiliente, sustentável e competitiva”.

Aceda aqui à notícia no site da FuelsEurope