Segundo a “U.S. Energy Information Administration”, o abastecimento gasóleo renovável para o mercado de combustíveis da Califórnia aumentou desde que o programa LCFS (Padrão de Combustíveis de Baixo Carbono)
O Padrão de Combustíveis de Baixo Carbono entrou em vigor em 2011, atingindo 3.800 milhões de litros durante o segundo trimestre de 2018, isto é 10,1% do gasóleo total fornecido à Califórnia naquele período. O programa LCFS, que é administrado pelo Conselho de Recursos do Ar da Califórnia, estabelece padrões para diminuir gradualmente a intensidade de carbono da gasolina e do gasóleo em pelo menos 10% até 2020, relativamente aos valores base de 2010.
O gasóleo renovável é um combustível alternativo, quimicamente similar ao gasóleo proveniente do petróleo bruto e quase idêntico nas suas características e desempenho. O gasóleo renovável partilha as mesmas matérias-primas do biodiesel, com a vantagem de poder ser misturado ao gasóleo de petróleo em percentagens mais elevadas comparativamente às misturas com biodiesel. O gasóleo renovável é frequentemente produzido por meio de hidrotratamento em biorrefinarias ou por coprocessamento nas refinarias de petróleo.
Para cumprir com o LCFS, as refinarias de petróleo e os importadores e distribuidores de combustíveis rodoviários são obrigados a produzir combustíveis com baixo teor de carbono, ou a comprar créditos para demonstrar a sua conformidade, à semelhança do que acontece em Portugal com a incorporação de biocombustíveis. O mecanismo usado para regular o LCFS é uma medida chamada intensidade de carbono, que é uma estimativa das emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida completo de um combustível. Os combustíveis para transporte com uma intensidade de carbono menor do que o padrão anual ganham créditos, enquanto os combustíveis de transporte com uma intensidade de carbono maior ganham défices. As partes reguladas negociam créditos através da ferramenta online - "LCFS Reporting Tool and Credit Bank & Transfer System".
Como os requisitos de intensidade de carbono se tornaram progressivamente mais rigorosos, os preços dos créditos de LCFS aumentaram. Ao longo da maior parte do programa, os créditos do LCFS ficaram em média abaixo dos 100 USD / tonelada métrica (tm). Durante 2017, os créditos do LCFS alcançaram a média de 89 USD / tm, subindo para 164 USD / mt nos primeiros 10 meses de 2018, representando uma dificuldade crescente para refinarias, importadores e distribuidores atingirem as metas anuais de intensidade de carbono.
Os créditos gerados pelos produtores de gasóleo renovável têm das menores intensidades de carbono dos combustíveis líquidos aprovados pelo LCFS. A intensidade média de carbono do gasóleo renovável, medida em gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule (gCO2e / MJ), tem sido de cerca de 30 gCO2e / MJ, desde a primavera de 2016. Grande parte deste combustível com baixa intensidade de carbono é produzido a partir de óleo usado. Em comparação com outros combustíveis líquidos para transporte, a intensidade de carbono do gasóleo renovável é aproximadamente 20 gCO2e / MJ mais baixa que o etanol, e aproximadamente igual à intensidade média de carbono do biodiesel. O gasóleo de muito baixo teor de enxofre (15 ppm), responsável pela maior parte do gasóleo fornecido na Califórnia, tem uma intensidade de carbono de 102 gCO2e / MJ.
De acordo com o programa LCFS, o gasóleo renovável gera um grande número de créditos em relação a outros combustíveis, devido às maiores reduções de gases de efeito estufa durante o ciclo de vida, em comparação com outros combustíveis. O volume total de créditos de LCFS associados ao gasóleo renovável excedeu o do etanol, pela primeira vez em 2018, atingindo cerca de 870.000 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente durante o segundo trimestre de 2018.
Embora as importações de gasóleo renovável de Singapura continuem significativas, o aumento de capacidade de produção de gasóleo renovável planeado para os próximos anos, terá o potencial de aumentar a participação do gasóleo renovável de produção doméstica no mercado da Califórnia. Várias emendas ao LCFS estão programadas para entrar em vigor em 2019, incluindo uma extensão do programa para aumentar a redução total da intensidade de carbono para pelo menos 20% até 2030.
Consulte a informação original aqui.