ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Notícias

25/02/2025

Reconhecerá o Clean Industrial Deal, o papel da indústria dos combustíveis na segurança energética e no futuro sustentável da Europa?

Energia e Clima

O Clean Industrial Deal (CID) que muito em breve será proposto pela Comissão Europeia aos estados membros da União, visa harmonizar as ambições climáticas com a competitividade industrial, concentrando-se nos principais setores estratégicos europeus.

O sector da produção de combustíveis merece, por direito próprio, ser incluído nesta lista, dado o seu papel crucial enquanto garante de uma transição competitiva e sustentável para a estrutura industrial da UE.

Prevemos, no entanto, que o nosso sector pode não vir a ser incorporado no Clean Industrial Deal (CID), apesar do seu contributo indispensável para a segurança do abastecimento da Europa e da transição das nossas refinarias ser fundamental para a descarbonização de grandes indústrias estratégicas — muitas das quais já enfrentam pesados desafios — petroquímica, transporte rodoviário, aéreo e marítimo, de defesa e vários outros sectores industriais.

Se a nossa transição estiver em risco, a transição de todos estes setores também estará comprometida.

Por outro lado, a nossa transição cria oportunidades únicas para a economia circular, possibilitando novas cadeias de valor, empregos e desenvolvimento das economias locais, enquanto abre caminho à autonomia energética.

A indústria de produção de combustíveis aguarda com expectativa que a implementação do CID crie oportunidades de envolvimento com os decisores políticos para a preparação de um plano de ação para os combustíveis renováveis e que possa apoiar a transição que nos propomos efetuar no nosso setor.