“Impacto das emissões dos navios na qualidade do ar urbano da Europa – Análise detalhada de cidades portuárias” é o novo relatório publicado pela Concawe, entidade da FuelsEurope que representa o ramo cientifico da refinação europeia.
Este relatório é uma cooperação entre a Concawe e a TNO, que visa analisar a influência das emissões dos navios na qualidade do ar em 19 cidades portuárias europeias, incluindo Lisboa.
As emissões marítimas utilizadas neste estudo são derivadas dos dados do Sistema de Identificação Automática (Automatic Identification System - AIS) de todos os navios que navegam no domínio geográfico dos locais em análise, considerando assim as movimentações reais. Esta é atualmente uma limitação das emissões reportadas à Agência Europeia do Ambiente (EEA), resultado da definição restritiva de emissões marítimas nos inventários nacionais dos Estados-Membros da UE, que não incluem quaisquer emissões de navios fora das águas territoriais dos Estados-Membros.
Os resultados mostram a contribuição significativa que o transporte marítimo internacional pode ter para as concentrações de poluentes atmosféricos na Europa, com uma forte influência local nas cidades portuárias:
Relatório completo disponível aqui: http://bit.ly/3ZtJius