A Concawe - Environmental Science For European Refining lançou o seu relatório review 30.1, que inclui a publicação de seis artigos de interesse.
“Understanding the process of setting air quality limit values and the associated compliance challenge—the ozone study” avalia a viabilidade e o nível de sucesso da conformidade atual e projetada em relação ao Ozono, um poluente secundário formado e removido por meio de reações químicas complexas.
“How Covid-19 lockdown affected air pollution in Europe — a multi-city analysis” analisa como as medidas de contenção do vírus SARS-CoV-2 impactaram a qualidade do ar em 2020, para as cidades europeias selecionadas.
A Comissão Europeia encontra-se a finalizar o seu plano para atingir uma redução em 55% nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2030. Neste contexto, o terceiro artigo, “Concawe’s transport and fuel outlook towards the EU 2030 climate targets (baseline and sensitivity analysis)”, resume o relatório 2/21 da Concawe, que apresenta uma perspetiva para o setor dos transportes, modelando a evolução de diferentes motores e a disponibilidade de diferentes combustíveis alternativos.
Com a exponencial eletrificação dos automóveis de passageiros, surgiu alguma incerteza quanto à capacidade de produção de baterias ser suficiente para satisfazer a procura esperada. “The optimal vehicle electrification level in a battery-constrained future” explora a composição ideal das vendas de automóveis de passageiros (motores de combustão interna, veículos elétricos híbridos, veículos elétricos híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria) para minimizar as emissões de GEE em ciclo de vida completo, em função da capacidade de produção de baterias disponível em 2030.
A correta avaliação da persistência dos produtos petroquímicos no meio ambiente é a chave para avaliar corretamente potenciais danos, fazendo parte da avaliação no âmbito do REACH. “Regulator-suggested ‘temperature correction’ of biodegradation rates leads to overestimation of persistence for hydrocarbon substances” mostra que a correção de temperatura para a simulação de biodegradação deve ser específica para hidrocarbonetos, em vez de seguir uma correção padrão genérica, conforme abordado atualmente nas orientações da ECHA.
O último artigo, “Cat-App: learnings from a multi-year research programme on alternatives to animal testing”, resume as conquistas alcançadas no projeto Cat-App da Concawe, que visa reduzir o número de testes em animais, necessários para a avaliação de risco para a saúde humana.
Consulte o relatório completo aqui.