O recentemente publicado Report 2/21 da Concawe, aborda o setor dos transportes europeu, modelando a evolução dos diferentes tipos de motopropulsores e os diferentes combustíveis alternativos disponíveis ao longo do período 2018-2030. Foi usado um modelo analítico baseado na frota previsível ao longo desse período, projetando a evolução da sua composição e a procura do combustível. A ferramenta analítica utilizada simula diferentes combinações dos parâmetros - veículos e tecnologias de combustível (incluindo combustíveis renováveis) - avaliando cenários de procura de combustível em função da composição da frota de veículos, a procura de combustível fóssil, a procura total de energia renovável e a meta RED-II (Directiva das Energias Renováveis).
A composição das vendas de veículos novos para 2030 foi definida com base nas tendências de mercado e na visão de especialistas, em conformidade com as atuais metas de emissões de CO2 até 2030, para veículos novos de transporte rodoviário. Foi também incluída uma estimativa atual e futura das necessidades totais de energia e a penetração de combustível alternativo para outros modos de transporte, incluindo os setores de aviação, ferroviário e marítimo.
As ferramentas analíticas avaliam a disponibilidade de oferta de combustível com base numa perspetiva atualizada da capacidade produtiva das instalações em operação, bem como das capacidades planeadas para biocombustíveis. Finalmente, o estudo aborda igualmente a conformidade do mercado europeu com a regulamentação RED II e as metas definidas para 2030, num cenário baseado no impacto de duas interpretações diferentes do uso de eletricidade renovável no setor de transporte. Foram ainda analisados alguns desvios/sensibilidades dos principais parâmetros individuais, relativos principalmente à medida de sucesso de compra de veículos elétricos, bioquerosene, biometano, biocombustíveis líquidos e diversas especificações de gasolina. As análises de sensibilidade foram efetuadas procurando demonstrar o impacto de cada desvio no cumprimento das metas RED II, com o objetivo adicional de contribuir para o processo atualmente em curso, nomeadamente de definição das metas futuras da RED II para o transporte rodoviário.
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